As crianças possuem memória, mas o desenvolvimento da capacidade de recordar a origem das informações é mais lento. Um novo estudo revela que essa capacidade se expande durante a adolescência e o desenvolvimento pleno ocorre apenas na fase adulta.
Os autores da pesquisa, que pertencem à Universidade de Saarland, na Alemanha, aplicaram testes de memória em duas etapas para crianças, adolescentes e adultos jovens.
Na primeira, os participantes viram imagens na tela de um computador e indicaram se elas eram repetidas ou não, selecionando para isso um botão para "novo" e "velho".
Em seguida, o grupo recebeu um teste semelhante, que incluía algumas imagens do primeiro teste.
Embora a capacidade de memorização melhorasse de modo geral com a idade, a capacidade de reconhecer a fonte das informações retidas na memória --avaliada no segundo teste-- era particularmente fraca nas crianças.
O desempenho de adolescentes e adultos foi igualmente bom, mas com uma diferença significativa entre eles.
Ao usarem uma touca de eletrodos, somente os adultos mostraram padrões sofisticados de atividade enquanto buscavam a fonte da memória, afirma Volker Sprondel, principal autor do estudo e psicólogo da Saarland.
Apenas com o uso de medições comportamentais, os pesquisadores não teriam detectado a diferença entre adultos e adolescentes, explica Sprondel.
Segundo ele, a descoberta sugere que quando se pede a crianças e adolescentes para comprovarem a fonte das informações contidas em suas memórias, eles devem ser questionados com cautela.
A descoberta é relatada na revista "Child Development".
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/especial/2008/maesefilhos/
Os autores da pesquisa, que pertencem à Universidade de Saarland, na Alemanha, aplicaram testes de memória em duas etapas para crianças, adolescentes e adultos jovens.
Na primeira, os participantes viram imagens na tela de um computador e indicaram se elas eram repetidas ou não, selecionando para isso um botão para "novo" e "velho".
Em seguida, o grupo recebeu um teste semelhante, que incluía algumas imagens do primeiro teste.
Embora a capacidade de memorização melhorasse de modo geral com a idade, a capacidade de reconhecer a fonte das informações retidas na memória --avaliada no segundo teste-- era particularmente fraca nas crianças.
O desempenho de adolescentes e adultos foi igualmente bom, mas com uma diferença significativa entre eles.
Ao usarem uma touca de eletrodos, somente os adultos mostraram padrões sofisticados de atividade enquanto buscavam a fonte da memória, afirma Volker Sprondel, principal autor do estudo e psicólogo da Saarland.
Apenas com o uso de medições comportamentais, os pesquisadores não teriam detectado a diferença entre adultos e adolescentes, explica Sprondel.
Segundo ele, a descoberta sugere que quando se pede a crianças e adolescentes para comprovarem a fonte das informações contidas em suas memórias, eles devem ser questionados com cautela.
A descoberta é relatada na revista "Child Development".
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/especial/2008/maesefilhos/
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