Introdução
Esta história bíblica, que se passa no Egito antigo, narra omito de Moisés. Temendo o crescimento da população hebreia e a consequente ameaça ao seu poder, o faraó Setidecide que todos os meninos hebreusdeveriam ser afogados.Desesperada, uma mulher abandona seu filho num rio,dentro de um cesto. A criança é encontrada pela rainha,que a cria como irmã do herdeiro Ramsés. Quando se tornaadulto, Moisés descobreque é hebreu e decide libertar seupovo da escravidão. "É interessante para mostrar a relaçãode egípcios e hebreus com seus deuses", diz a professora Thaísa Novaes de Senne, do CEU Butantã, em São Paulo.
Objetivos
Conhecer a organização social da Antiguidade, em que os hebreus eram o povo dominado pelos egípcios. Discutir as diferenças entre as sociedades politeístas e monoteístas.
Conteúdos
Egito antigo, religiões politeístas e monoteístas.
Trechos selecionados
Aquele em que a mãe hebreia deixa o filho no rio (3m10 a 7m45s), o momento em que Moisés descobre que é hebreu e foge do palácio (19m06s a 33m16s), cena em que ele retorna ao Egito e conversa com o irmão adotivo Ramsés (50m50s a 59m2s1) e quando abre o mar Vermelho (1h22m18s a 1h31m26s).
Atividade
Exiba o filme. Explique as diferenças entre a religião dos egípcios e a dos hebreus. A principal delas é que os egípcios eram politeístas, e os hebreus, monoteístas. Pergunte aos alunos se sabem quem são os hebreus e esclareça que hoje são chamados de judeus. Explique que o deus hebreu se manifesta por meio de fenômenos da natureza, não tem forma definida e não pode ser representado com imagens, diferentemente do que ocorre com os deuses egípcios. Mostre para a turma ilustrações desses deuses - representados como humanos, metade humano e metade animal, ou apenas como animais. Peça uma pesquisa sobre a organização social no Egito antigo que inclua a função religiosa da pirâmide. Ela será a base de um seminário.
Avaliação
Analise a qualidade da pesquisa e da apresentação oral.
Fonte: Revista Nova Escola
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
1. TEMA DA AULA: Ética e Cidadania 2. JUSTIFICATIVA : Essa aula contribuirá para que os alunos saibam diferenciar ética e cidadania, sabendo...
-
Animais marinhos confeccionados por mim, feitos em EVA e CD velho para o mural da finalização do Projeto Animais do Mar 2015. ...
-
No dia 16 de Setembro de 1949, foi criado o desenho animado Papa-Léguas e Coiote (Wile E. Coyote and Road Runner) por Chuck Jones para os ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário