terça-feira, 27 de setembro de 2011

Por que é importante estimular a criatividade das crianças



Criar o filho para que ele seja um bom profissional é um dos grandes desejos e desafios dos pais. Mas já imaginou que, além de investir na educação escolar dos pequenos, estimular a curiosidade e deixar que eles usem a imaginação pode ser igualmente importante? É isso mesmo. A tão solicitada criatividade é algo que deve ser alimentado durante a infância, desde cedo.

Como explica Claudia Siqueira, diretora do Instituto Sidarta, a criança tem, naturalmente, muito potencial criativo. “Todos aqueles ‘porquês’ fazem parte do primeiro passo para o desenvolvimento criativo”, diz Claudia. Afinal, como diz a especialista, a evolução humana acontece por que alguém não se conforma com alguma coisa e tenta fazer diferente. A criatividade, portanto, significa sair do senso comum, fazer algo de um outro jeito ou ter a capacidade de criar coisas novas - e os pequenos estão muito próximos desses conceitos. “Naturalmente, as crianças não têm preconceitos e, assim, possuem o instinto de transformar”, explica Mara Pusch, consultora de imagem e psicóloga da Unifesp.

Estimular a imaginação dos filhos é importante para que eles não percam de vez a tendência para criar coisas novas. Aos poucos, essa naturalidade fica menos evidente e dá lugar a outras obrigações, como a lição de casa, por exemplo. “Mesmo que a escola comece a ficar mais ‘séria’, pais e educadores precisam também deixar um tempo livre para as crianças liberarem a criatividade”, afirma Claudia Siqueira.

Isso não significa deixar a tarefa de lado ou não estudar para a prova. Mas sim que as crianças também precisam de um tempo para usar a imaginação e desenvolver novas ideias. Como diz a psicóloga Mara Pusch, “o adulto é quem geralmente faz a criança ‘pintar dentro da linha’ ao dizer ‘não é assim que faz’”, diz. Ela, que tem dois filhos – Luca, 10 anos, e Gustavo, 5 anos -, conta o que faz em casa para deixar os meninos se expressarem, cada um à sua maneira. “Meus dois filhos adoram misturar estampas ou usar coisas diferentes, como uma gravata por cima da roupa. Eu os ajudo na hora de se vestirem, mas deixo que também façam suas escolhas. Posso dizer qual tênis ou calça jeans vão usar, mas deixo que vistam a camiseta que quiserem. Considero que a criatividade é, também, cada pessoa deixar a sua marca”, explica.


Fonte: Uol Crianças

Nenhum comentário: