Biografia de Ivan Cruz

Ivan Cruz, artista plástico, nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança…

Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura, o que mostrou frequentando a Sociedade Brasileira de Belas Artes nos anos 60 e visitas constantes ao MAM e ao Museu Nacional de Belas Artes.

Em 1978 troca o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio: o sol, o mar e seus frutos contagiam seu espírito.

No ano de 1986 resolve abandonar a advocacia e se dedicar integralmente à produção artística, e lembra que quando jovem, a primeira pintura que conheceu foi de Portinari em sua fase geométrica. A sua preocupação foi sempre com a criação. Sempre acreditou ser o ecletismo a sua unidade, querendo sempre criar e não copiar apenas.

Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas brincadeiras. Daí, o primeiro quadro da série Brincadeiras de Criança, nasceu na Praça Porto Roça – Cabo Frio, com o Título: ” Crianças na Praça”.

Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais… De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou mais de 500 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda…

“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. (Ivan Cruz)

Fonte: https://michelechristine.wordpress.com

26 comentários:

Rejane Bispo AlvAlA disse...

Muito bom !
Obrigada

Unknown disse...

Muito Obrigado Pois Estou Fazendo Meu Dever Muito Obrigado Mesmo Me Ajudou Muito Eu Estava Desesperado Muuuuito Obrigado!!




Que Deus Te Abençoe!!!

Anônimo disse...

Muito obg me ajudou muito eu estava preocupado estou agora mesmo fazendo a minha lição

Anônimo disse...

Me ajudou muito

Elzy Nascimento disse...

Sou fã do Ivan Cruz e parabenizo pelo perfeito e lindo trabalho.Resgatar essas brincadeiras além de ser cultural desenvolve o cognitivo , o emocional e o social da criança. Em outras palavras livra a criança da obesidade e do sedentarismo que infelizmente o mau uso dos filmes e da inovação de aparelhos eletrônicos tem maleficamente causado ás nossas crianças.

Unknown disse...

Muito obrigada😄😄

Unknown disse...

Muito bom me ajudou muito

Unknown disse...

Muito bem, vai me ajudar muito na prova de artes que tenho amanhã, estou no sexto ano e estou tendo dificuldades com tanto conteúdo para cada matéria!!! Kkkkk..

E VAI me ajudar muito pois está bem resumido!

Obg aew!

Unknown disse...

Muito bom me ajudou eu a entender mais sobre a vida de Ivan Cruz

Unknown disse...

Amei, me ajudou para a pesquisa da escola *bjs*

Unknown disse...

*feliz* obrigada, me ajudou mto (bjos)

Unknown disse...

Que coisa mais linda bonito e maravilhoso

Unknown disse...

Você estuda aonde?

Unknown disse...

Oi

Unknown disse...

Gostei muito de descobrir como era a vida de Ivan Cruz , era bem Divertida com diversas brincadeiras
Amei.

Unknown disse...

Eu estou lendo e estou amando😍😍😍😍

Unknown disse...

Eu estou lendo e estou amando😍😍😍😍

Unknown disse...

muito bom

Unknown disse...

Me encanta esta biografia

Unknown disse...

Me encanta esta biografia

Unknown disse...

linda trajetória de vida incrível

Unknown disse...

BELA BIOGRAFIA. PARABÉNS. MUITO BEM FEITO. OBRIGADO

Unknown disse...

muito bom ! estou no sétimo e isso me ajudou muito para meu trabalho de artes








nossa quanto comentario do(a) unknou

Unknown disse...

Muito obgda estou fazendo um trabalho de artes, e esta muito bom!

Unknown disse...

obg estou fazendo um trabanho de artes para amanha valeu ajudou bastate



OBS/falta muito ainda kkkk

Unknown disse...

Oiie aqui quem fala é a Isa, tô fazendo meu trabalho de artes KSKSKSK🤌🏻🤌🏻(Escrevendo aqui pra deixar marcado que tô morrendo de escrever e n tô nem na metade🥲)