O percentual de estudantes com aprendizado adequado no Brasil aumentou do ensino
fundamental ao ensino médio, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (18) pelo
movimento Todos pela Educação. Persiste, no entanto, um gargalo em matemática, no terceiro
ano do ensino médio. Ao deixar a escola, apenas 7,3% dos estudantes atingem níveis satisfatórios
de aprendizado. O índice é menor que o da última divulgação, em 2013, quando essa parcela era
9,3%.
O índice é ainda menor quando consideradas apenas as escolas públicas. Apenas 3,6% têm
aprendizado adequado, o que significa que 96,4% não aprendem o esperado na escola.
"É algo muito frustrante. A gente não está conseguindo avançar na gestão da política pública
educacional", diz a presidente executiva do movimento, Priscila Cruz.
"Matemática é uma disciplina cujo aprendizado é muito mais dependente da escola. Se não
aprendeu na escola, não aprende na vida. Diferentemente de leitura e interpretação de texto, que
é algo que os estudantes acabam praticando fora da escola", acrescenta.
O Brasil não tem, oficialmente, uma definição clara do que deve ser aprendido em cada nível de
ensino. O movimento Todos pela Educação estabelece metas para que em 2022, ano do
bicentenário da independência do país, seja garantido a todas as crianças e jovens o direito à
educação de qualidade. O movimento estabelece também metas intermediárias de aprendizado.
Pelos critérios do movimento, apesar de ter apresentado nacionalmente um aumento no
percentual de estudantes com aprendizado adequado, o país cumpriu apenas a meta estipulada
para o português no 5º ano do ensino fundamental. A meta para a matemática no 3º ano era que
40,6% tivessem o aprendizado adequado.
De acordo com a definição do Todos pela Educação, o aprendizado adequado de matemática no
ensino médio significa que os estudantes tiraram pelo menos 350 no Sistema de Avaliação da
Educação Básica (Saeb). Isso os coloca no nível 5 de 10.
São estudantes que conseguem pelo menos resolver equações, determinar a semelhança entre
imagens e calcular, por exemplo, a divisão do lucro em relação a dois investimentos iniciais
diferentes. "É o mínimo adequado", diz Priscila
Municípios
O levantamento mostra uma melhora em relação à primeira etapa do ensino fundamental, que vai
do 1º ao 5º ano - fase que, na educação pública, é geralmente de competência dos municípios.
Entre 2005 e 2015, houve um aumento dos municípios com maiores percentuais de estudantes
com aprendizado adequado. Em 2005, 0,1% dos municípios tinha mais de 75% dos estudantes
aprendendo o mínimo adequado à etapa. Esse índice saltou para 8,4% em 2015.
Em matemática, também houve aumento. Em 2005, nenhum município tinha mais de 75% dos
estudantes com aprendizado adequado. Em 2015, eram 4,2%.
"A política educacional nas áreas de matrícula e insumos está ligada à expansão da educação,
uma situação em que nem todos estão na escola e é necessário expandir. Agora, para
universalizar a qualidade é preciso mudar a forma de fazer política educacional. Não é mais
fazendo a mesma coisa para todas as escolas, tem que ter uma segmentação e uma
caracterização para cada uma. Exige uma sofisticação de gestão muito maior", defende Priscila.
Metas
Os números são baseados no resultado da Prova Brasil e do Saeb aplicados em 2015. A Prova
Brasil é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb),
considerado um importante indicador de qualidade do ensino. O índice vai até dez e é calculado
de dois em dois anos. São divulgados indicadores do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do
3º ano do ensino médio, para português e matemática.
O Ideb de 2015 foi divulgado pelo governo no ano passado. A meta para o índice de 2015 foi
cumprida apenas no início do ensino fundamental.
Atualmente em discussão, a Base Nacional Comum Curricular deverá definir o que os estudantes
têm direito de aprender em cada etapa de ensino. Isso deve, segundo Priscila, ajudar na definição
clara das metas de aprendizado. A expectativa é de que a Base do Ensino Fundamental seja
divulgada até março pelo Ministério da Educação e a do ensino médio, ainda este ano.
Artigo disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/01/18/so-73-dos-alunos-atingem-aprendizado-adequado-em-matematica.htm
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