
Para os pequenos, quase tudo na vida é brincadeira. Por isso, na Educação Infantil, não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender. Essa simultaneidade pede que espaços e rotina da escola sejam planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo. Sem abrir mão, é claro, dos cuidados com segurança e saúde.
É nesse ambiente de aprendizagem que as crianças vão socializar-se e ganhar autonomia. "Dentro do espaço da Educação Infantil é necessária a integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos lugares, que funcionam como mais um elemento educativo, como se fossem um professor a mais", explica Elza Corsi, formadora do Instituto Avisa lá, de São Paulo.
Com essa concepção, que vai muito além da visão assistencialista, órgãos como Ministério da Saúde e Ministério da Educação prepararam documentos para orientar a organização dos espaços nesse segmento. Nas próximas páginas, você conhece essas indicações e entende como elas se relacionam com a rotina pedagógica na Educação Infantil.
Administração
A administração da escola é a porta de entrada da instituição. Por ela serão recebidos todos os familiares, pessoas da comunidade e funcionários. É importante que as áreas administrativas sejam bem iluminadas e aconchegantes, com passagens sem obstáculos, para facilitar a circulação de pessoas. Além disso, os horários de funcionamento da instituição e informações úteis aos visitantes devem ser facilmente localizáveis.
Embora existam alguns espaços de uso exclusivo de adultos, como o almoxarifado, as crianças também podem, eventualmente, circular pela administração. Por isso, o ideal é evitar degraus e instalar portas na entrada dos espaços que não devem ser acessados. Lembre-se: as crianças só circulam pelas áreas administrativas na companhia de um adulto.
1. Recepção: Estruture-a como um espaço aconchegante, com poltronas para receber as pessoas e que ofereça segurança com relação à possível passagem das crianças. Se possível, tenha banheiros separados para os visitantes e próximos à recepção, além de um local apropriado para receber os familiares separadamente, quando necessário.
2. Secretaria: Aqui ficam boa parte dos arquivos, chaves e materiais que servem à rotina administrativa da escola. Se possível, equipe este espaço com mesas, cadeiras, computadores, impressora, quadro de chaves e armário para documentos. E não se esqueça de afixar placas com os horários de funcionamento e intervalos da secretaria para evitar esperas.
3. Sala da direção e da coordenação: Os gestores da instituição precisam de um local reservado de trabalho para a realização dos planejamentos de atividades e das reuniões com professores e familiares das crianças. Procure organizar a sala com as estações de trabalho do diretor e do coordenador e cadeiras para receber os visitantes.
4. Sala da Equipe: É o espaço de encontro, planejamento, descanso, reflexão e formação dos professores, cozinheiros e demais funcionários da instituição. O ideal é que conte com mesa para reuniões, armários individuais, livros, cadeiras, computador, impressora e, se possível, uma bancada para lanches.
5. Consultório: Aqui, as crianças que apresentam problemas de saúde são atendidas ou medicadas por profissionais. O consultório precisa de mesas, cadeiras, maca e lavatório. Mantenha esta área fechada, sem acesso para as crianças.
6. Almoxarifado: Lugar destinado ao armazenamento de equipamentos, materiais pedagógicos e administrativos que precisam ser estocados longe das crianças. Divida-o em dois espaços distintos, um para estoque e outro para os materiais de uso, como brinquedos e colchonetes. No mobiliário, dê preferência a armários amplos, escaninhos e prateleiras.
Áreas de serviço
As áreas de serviço são as mais suscetíveis a acidentes com as crianças no dia a dia da instituição. Por isso, proteja todas as janelas com telas e instale portas que possam ser trancadas.
A limpeza, sobretudo aqui, é essencial para evitar a contaminação. Pias, sabonete líquido e papel toalha são fundamentais para a higienização das mãos dos funcionários que trabalham nessas áreas. Eles também devem utilizar banheiros separados dos demais funcionários e das crianças.
1. Refeitório: Única área de serviço dedicada às crianças, o refeitório é um espaço para a socialização e desenvolvimento das noções de cidadania e da autonomia. Entre 0 e 2 anos, os pequenos servem-se com auxílio de um educador. A partir dos 3 anos, organize o espaço para que a criança possa se servir sozinha, apenas com a orientação do professor. Procure mobiliar o espaço com mesas - o ideal são as de quatro lugares, que propiciam um convívio mais próximo - e bancos móveis - se possível com braços, para a estabilidade da criança -, uma bancada para servir como suporte para os pratos na altura dos pequenos, além de flores, quadros, utensílios decorativos e pias para que todos lavem as mãos. Tenha, também, mesas e cadeiras para os adultos. Para a utilização do refeitório, as crianças dividem-se em grupos, começando sempre pelas menores. O refeitório deve ter entre 30 e 40 lugares - sem esquecer um local para os cadeirões e outro espaço onde seja possível alimentar os pequenos em assentos do tipo bebê-conforto. As refeições - café da manhã, almoço e lanche da tarde - costumam ser servidas em intervalos aproximados de 3 horas.
2. Cozinha: Com piso, teto e paredes de fácil limpeza. O fogão posicionado na área central - em ilha - melhora o aproveitamento das bancadas. A cozinha precisa de balcão para a passagem dos alimentos até o refeitório. Lembre-se de instalá-la em um espaço bastante ventilado e amplo, onde possam ser divididas as áreas de higienização de materiais, higienização de alimentos, copa, cocção e distribuição dos alimentos. Para evitar contaminações, os funcionários desta área devem utilizar touca e luvas.
3. Despensa: Divide-se entre uma área para a estocagem de alimentos não-perecíveis e uma área para armazenamento de frios, com freezer e geladeira. A higienização e o armazenamento correto dos produtos são essenciais. Evite, também, o contato direto dos alimentos com a luz do sol.
4. Lavanderia: Contempla tanque, máquina de lavar e secadora (quando disponível), varal, prateleiras e armários altos para guardar produtos de limpeza em uso. Procure localizá-la em um espaço arejado, com acesso independente da cozinha e boa luminosidade natural para ajudar na secagem das roupas.
5. Limpeza de objetos: A escola precisa prever um espaço para a higienização de brinquedos, colchonetes e demais objetos de uso pedagógico, lavados com água e detergente neutro ao menos uma vez por semana.
6. Área de serviços gerais: Para armazenamento de esfregão, vassouras, rodos, pás e produtos de limpeza, com armários que possam ser trancados para estocagem de produtos químicos, tanque e acesso restrito aos funcionários, a fim de evitar acidentes com as crianças. Também é aconselhável ter um carrinho específico para o transporte dos materiais de limpeza pela instituição.
7. Depósito de lixo: Construído em uma área arejada - preferivelmente externa - e isolada das demais dependências administrativas, longe do acesso das crianças. O depósito só é necessário em instituições que produzam mais de 100 litros de lixo por dia. Em escolas que produzem quantidades menores de resíduos, o ideal é acomodar todo lixo em sacos lacrados, depositados em latões com tampa instalados na área externa.
8. Área para armazenamento de gás: Armazene os botijões de gás em uma área externa, arejada e que permaneça trancada para evitar acidentes.
Áreas externas
1. Pátio coberto: Além de ser um bom lugar para brincadeiras em dias de chuva, pode abrigar as festas e reuniões de pais. O ideal é equipar o pátio com bebedouros baixos, quadros azulejados para pinturas das crianças e um palco - que pode ser montado com módulos praticáveis - para apresentações de teatro, música e dança.
2. Parque: É um lugar que deve oferecer muita interação e desafios corporais. Estruture-o com brinquedos - escorregador, balanço, túneis, trepa-trepa, casinha -, bebedouros, bancos, duchas e torneiras acessíveis às crianças, assim como quadros azulejados para trabalhos com tinta. Invista, ainda, em pisos variados, como grama, borracha e tanques de areia. O parquinho contempla espaços ensolarados e sombreados e fica bem longe do estacionamento da instituição.
3. Espaços Verdes: São fundamentais para que as crianças explorem o ambiente e tenham contato com a natureza. Além do jardim, é possível ter horta e pomar para a realização de atividades. Mas cuidado na escolha das plantas: sementes, flores e folhas podem ser levados à boca pelas crianças.
Áreas externas
1. Pátio coberto: Além de ser um bom lugar para brincadeiras em dias de chuva, pode abrigar as festas e reuniões de pais. O ideal é equipar o pátio com bebedouros baixos, quadros azulejados para pinturas das crianças e um palco - que pode ser montado com módulos praticáveis - para apresentações de teatro, música e dança.
2. Parque: É um lugar que deve oferecer muita interação e desafios corporais. Estruture-o com brinquedos - escorregador, balanço, túneis, trepa-trepa, casinha -, bebedouros, bancos, duchas e torneiras acessíveis às crianças, assim como quadros azulejados para trabalhos com tinta. Invista, ainda, em pisos variados, como grama, borracha e tanques de areia. O parquinho contempla espaços ensolarados e sombreados e fica bem longe do estacionamento da instituição.
3. Espaços Verdes: São fundamentais para que as crianças explorem o ambiente e tenham contato com a natureza. Além do jardim, é possível ter horta e pomar para a realização de atividades. Mas cuidado na escolha das plantas: sementes, flores e folhas podem ser levados à boca pelas crianças.
Continuação no próximo artigo...
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br
2 comentários:
Gostei mto do post e educação infantil é tudo! Por isso sou profe dos pequeninos e tenho um blog sobre contação de histórias! Sou sua seguidora aqui e no face!
Abraços
Olá Maria Regina. Fico feliz em saber que é minha seguidora no blog e no facebook. Já estou seguindo seus blogs tambem. ainda não sou professora, sou formada em Pedagogia, mas atuo como Agente Educacional em uma creche de minha cidade, mas o contato é diário com os pequeninos e isso realmente é muito gratificante. Se acaso precisar de alguma coisa, estou a disposição. Grande abraço.
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