sexta-feira, 9 de março de 2012

O aluno portador de deficiência motora e a escola…

Dentro da sala de aula: • Deverão ocupar um lugar relativamente próximo do professor • Aqueles que necessitem de usar cadeira de rodas, devem ter mesas adaptadas, mais alta do que a dos colegas • A incontinência é um dos obstáculos mais desagradáveis, o professor deverá estar a par do problema e explicar aos outros alunos a situação. • Deverá portanto ter em atenção os horário de evacuação da criança para que não surjam situações embaraçosas O papel do professor: • Especialização por parte do professor; • Pesquisa intensiva; • Inter-ajuda entre pais e professores; • Ajudar na relação entre os alunos; • Esclarecimento do problema do aluno; • Estimular o aluno; “Lutar pelos direitos dos deficientes é uma forma de superar as nossas próprias deficiências” J.F.Kennedy A escola é muito importante para qualquer criança, tendo mais importância ainda, para uma criança portadora de necessidades especiais. É na escola que aos poucos a criança adquire confiança em si mesma. Comportamentos que devemos evitar e que devemos promover nos alunos com deficiência motora • Devemos promover o máximo de independência no âmbito das capacidades e limitações do aluno, mas atendendo sempre às necessidades inerentes a cada caso de deficiência, pois cada caso é um caso e deve-se encontrar sempre uma solução específica adequada. • Não se deve fazer de conta que estas pessoas não existem, pois se o fizermos vamos estar a ignorar uma característica muito importante dessa pessoa e, se não a virmos da forma como ela é, não nos estaremos a relacionar com a pessoa “verdadeira”, mas sim com outra pessoa que foi inventada por nós próprios. • Quando se conversa com um aluno em cadeira de rodas, devemo-nos lembrar sempre que, para eles é extremamente incómodo conversar com a cabeça levantada, sendo por isso melhor sentarmo-nos ao seu nível, para que o aluno se possa sentir mais confortável. • Sempre que haja muita gente em corredores, bares, restaurantes, shopings etc e estivermos a ajudar um colega em cadeira de rodas, devemos avançar a cadeira com prudência, pois a pessoa poder-se-á sentir incomodada, se magoar outras pessoas. • As maiores barreiras não são arquitectónicas, mas sim a falta de informação e os preconceitos. Fonte: http://deficiencia.no.comunidades.net

2 comentários:

♡ Amor de Meg ♡ disse...

gostei do post, pois sou cadeirante. Graças a Deus sempre estudei em escola regular, fiz faculdade e tudo mais. Sempre passaram excelentes professores em meu caminho, tive mta sorte e desejo o mesmo a todas as crianças.
Passa la no meu blog depois... bjao
http://pauleenhalima.blogspot.com

Juliandra Alencar disse...

Graças a Deus há professores muito bons, comprometidos com seu trabalho e que realmente fazem a diferença na vida das pessoas. Que bom que em sua trajetória você encontrou pessoas assim. Há! Adorei seu blog... pena que não mais o atualizou. Beijos