Há muito tempo atrás, o Leão, a Raposa, o Chacal, e o Lobo combinaram em caçar juntos, e de comum acordo, dividiriam entre eles tudo aquilo que conseguissem encontrar.
Pouco tempo depois o Lobo capturou um cervo e, como haviam combinado, imediatamente convidou todos os seus companheiros para fazer a partilha.
Mas, sem que ninguém o pedisse ou o elegesse para tal, o Leão logo tomou a frente e decidiu coordenar o banquete, e evidentemente, a divisão das partes.
Em tom de comando, supostamente demonstrando total imparcialidade, começou a contar para os convidados.
"Um", ele disse, enquanto para cada um dos presentes mostrava uma de suas garras, "que sou eu mesmo, o Leão. Dois, esta é para o Lobo; três, é para o Chacal, e finalmente a Raposa fica em quarto."
Então, cuidadosamente dividiu a presa em quatro partes iguais.
"Eu sou o Rei Leão," ele disse, quando terminou, "Assim, evidentemente, Eu tenho direito a primeira parte. A outra também me pertence porque sou o mais forte, e a outra também porque sou o mais valente."
Ele agora olha fixamente para os outros com cara de poucos amigos. Então rosna exibindo as garras de forma ameaçadora, e diz: "Caso algum de vocês não concorde com a minha divisão, esta é a hora de se manifestar!"
Moral: O mais Poderoso faz as Leis.
ESOPO
Nenhum comentário:
Postar um comentário