Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Articulação dos Eixos Temáticos II.
Por Neri Antonio dos Santos.
Em seu livro "Escola e Democracia", Saviani (1998) analisa a situação da educação, as “teorias não-críticas” onde destaca as diferenças entre a pedagogia tradicional, a pedagogia nova, a tecnicista e seus problemas com a marginalidade, a ignorância, também analisa as “teorias crítico-reprodutivistas” subdivididas em teoria de sistema enquanto aparelho ideológico do estado e teoria da escola dualista, compreende a educação remetendo-a sempre a seus objetivos. Por último a teoria crítica da educação.
Faz uma Abordagem Política do Funcionamento Interno da Escola de 1º grau, fazendo referência a “teoria da curvatura da vara” e para além da curvatura da vara onde discorre a política da escola em três teses: tese filosófica-história, tese pedagógica-metodológica e tese especificamente política, também expõem o caráter revolucionário da pedagogia da essência (pedagogia tradicional), o caráter reacionário da pedagogia da existência (pedagogia nova) e do caráter científico do método tradicional e do caráter pseudocientífico dos métodos novos.
Em Onze teses sobre Educação e Política, Saviani discute a relação entre educação e política, sendo esse tema a linha central de todo o livro.
Saviani também fala da responsabilidade do professor não em transformar o mundo, mas cada indivíduo que assiste sua aula, fazendo com que compreenda seu papel dentro do sistema, seus deveres e direitos para a construção de um país melhor.
UMA NOVA ESCOLA
Saviani em seu livro Escola e Democracia nos desafia a aprofundar nosso conhecimento sobre educação, a pensar no papel do educador e repensar a metodologia utilizada na busca de levar o conhecimento ao educando e a forma de fazer com que ele tenha uma participação ativa em todos os seguimentos.
A escola necessita de um Projeto Político Pedagógico bem definido, onde seu compromisso seja com a maioria da população, principalmente a marginalizada, onde permita não somente o acesso e a permanência do educando na escola mas desenvolva nele a consciência crítica, que seja a fonte para o início das transformações sociais tão necessárias.
Entendo, pois, que o processo educativo é passagem da desigualdade à igualdade. Portanto, só é possível considerar o processo educativo em seu conjunto como democrático sob a condição de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e a democracia como realidade no ponto de chegada. (SAVIANI, 1998, p. 87)
A escola deve ir além do ensino tradicional onde o objetivo é transmitir os conhecimentos obtidos pela ciência, centrada no professor, nos conteúdos e nos aspectos lógicos.
Demerval expõe de forma clara e objetiva que é necessário que o educador saiba com clareza quais são seus objetivos em sala de aula, seu ponto de partida e de chegada, não só para motivar o educando mas também transformar a realidade.
(...) o professor deve antever com uma certa clareza a diferença entre o ponto de partida e o ponto de chegada sem o que não será possível organizar e implementar os procedimentos necessários para se transformar a possibilidade em realidade. (SAVIANI, 1998, p. 87)
Por isso a escola e o professor não devem somente avaliar os alunos, mas avaliar-se também, saber onde está sua eficiência e sua deficiência, se está conseguindo gerar no educando a motivação necessária para que continue a busca por novos conhecimentos, novos desafios, tendo uma participação ativa na sociedade, não tendo como base para sua avaliação o nível de aprovação dos alunos, pois o papel do educador, além de transmitir o conhecimento é gerar motivação, dúvidas, fomentar novas idéias na mente dos educandos.
Para construirmos uma nova sociedade com futuro para todos, de homens livres, com igualdade de deveres e direitos, devemos lutar por uma educação mais democrática, crítica, inovadora.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTERNET. http://www.autoresassociados.com.br/cgi-bin/mostra?livro=27&Flag=1. Disponível em 14/Nov/2006.
INTERNET. http://www.efdeportes.com/efd79/saviani.htm. Disponível em 14/Nov/2006.
INTERNET. http://www.literario.com.br/saviani.htm. Disponível em 14/Nov/2006.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 20ª ed. São Paulo. Cortez Editora/Autores Associados. 1998.
Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br
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