quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O aluno deficiente visual…

Características da Criança Deficiente Visual - A criança deficiente visual é aquela que difere da média, a tal ponto que irá necessitar de professores especializados, adaptações curriculares e ou materiais adicionais de ensino, para ajudá-la a atingir um nível de desenvolvimento proporcional às suas capacidades; •Os alunos com deficiência visual não constituem um grupo homogéneo; • Os portadores de deficiência visual apresentam uma variação de perdas que se poderão manifestar em diferentes graus de acuidade visual; Adaptações educacionais para os Deficientes Visuais • A educação da criança deficiente visual pode se processar por meio de programas diferentes, desenvolvidos em classes especiais ou na classe comum, recebendo apoio do professor especializado; • As crianças necessitam de uma boa educação geral, somada a um tipo de educação compatível com seus requisitos especiais, fazendo ou não, uso de materiais ou equipamentos de apoio. • A educação do deficiente visual necessita de professores especializados nesta área, métodos e técnicas específicas de trabalho, instalações e equipamentos especiais, bem como algumas adaptações ou adições curriculares; • A tendência actual da educação especial é manter na escola comum o maior número possível de crianças com necessidades educativas especiais; • Cabe à sociedade a responsabilidade de prover os auxílios necessários para que a criança se capacite e possa integrar-se no grupo social. Princípios da Educação do Deficiente Visual • Individualização • Concretização • Ensino Unificado • Estímulo Adicional • Auto-Actividade Estimulação dos sentidos: • Estimulação visual • Estimulação do tacto • Estimulação auditiva • Estimulação do olfacto e do paladar Estimulação visual • Motivar a criança a alcançar, tocar, manipular e reconhecer o objecto; • Ensinar a “olhar” para o rosto de quem fala; • Ajustar uma área onde a criança possa brincar em segurança e onde os objectos estejam ao alcance dos seus braços; • O educador pode usar fita-cola de diferentes cores para contrastarem com os objectos da criança, de modo a torná-los mais visíveis. Estimulação do tacto • Descriminar diferentes texturas; • Experimentar materiais com formas e feitios com contornos nítidos e cores vivas; • Distinguir a temperatura dos líquidos e sólidos; • Mostrar como pode manipular o objecto. Estimulação auditiva • Ouvir barulhos ambientais, gravadores, rádios…; • Identificar sons simples; • Distinguir timbres e volumes dos sons; • Discriminar a diferença entre duas frases quase iguais; • Desenvolver a memória auditiva selectiva. Estimulação do olfacto e do paladar • Provar e cheirar diferentes comidas (salgadas, doces e amargas); • Cheirar vinagre, perfumes, detergentes, sabonetes e outros líquidos com cheiros fortes. Programa pré-escolar Quando em idade pré-escolar, a criança deficiente visual necessita que se dê importância à “rapidez,” para que atinja o mesmo nível que os colegas normo-visuais. Para tal é particularmente importante que ela desenvolva : • capacidades motoras ; • capacidades da linguagem; • capacidades discriminativas e perceptivas . Entrada para a escola À entrada para a escola a Criança D.V. deve: • Compreender o seu corpo; • Ter a lateralidade desenvolvida; • Estar desenvolvido no Tacto; • Estar desenvolvido auditivamente Reabilitação A Reabilitação é essencial no processo de inserção na sociedade, dado que a redução ou a privação da capacidade de ver traz consequências para a vida do indivíduo, tanto no nível pessoal como no funcional, colocando-o, na maioria das vezes, à margem do processo social, segurança psicológica e nas habilidades básicas; Sala de recursos • Estas salas podem estabelecer uma alternativa de qualidade se tivermos em conta determinadas características, tais como: • necessidade de um apoio individualizado; • necessidade de um currículo com objectivos funcionais; • ambientes estruturados e securizantes; • equipamentos e materiais específicos; • problemas de saúde graves; • necessidade de gestão de tempos específicos. Currículo escolar e a deficiência visual • Os programas educativos direccionados para os deficientes visuais devem ir ao encontro das mesmas áreas e actividades que se encontram nos programas regulares(sendo feitas adaptações consoante as necessidades e dificuldades dos alunos). O reforço pedagógico e a coordenação Técnico - Docente • Ajuste do tempo ao seu ritmo de trabalho; • Planificação de Actividades; • Adaptação do Processo de Avaliação. Orientação e movimentação da Criança com D.V. no espaço • Processo prolongado e sequenciado que deve começar o mais cedo possível. - As técnicas mais utilizadas são: • Guia normovisual; • Uso da bengala; • Cão Guia; • Etc. A aprendizagem da criança com deficiência visual • A capacidade de aprendizagem de uma criança não está directamente relacionada com o seu grau de visão; • Depende do momento em que a criança perdeu a visão. Adaptação do Espaço • Serão necessárias adaptações no espaço se a dificuldade de visão for acrescida de outras; - Conhecer o ambiente escolar; - Na sala de aula é necessário: • Comunicação Oral; • Condições de iluminação; • Organização do espaço e dos materiais; • Estratégias e recursos. Avaliação Clínica - A Equipa deve ser constituída por: • Professor do Ensino regular; • Serviços Especializados de A.E.; • Oftalmologista; • Ortoptista; • Técnico de Reabilitação; • Psicólogo; • Técnico de Serviço Social; Avaliação funcional • Consiste em avaliar os aspectos funcionais da visão e as suas implicações educacionais; • Ocorre em contextos naturais e implica recolha de elementos relativos à forma como a pessoa utiliza a sua visão em ambientes com condições diferentes; Avaliação • A avaliação deve ter em conta: – Idade do início das dificuldades visuais; – Modo de progressão da perda de visão- lento ou abrupto; – Causa dessas dificuldades – sistémica (ex. diabetes), ou confinada ao olho; – Se a patologia é hereditária, congénita, ou adquirida (antes dos 5 anos ou após este período); – Se o prognóstico é estacionário ou evolutivo. • A avaliação para ser eficaz deve: – Utilizar formas de comunicação que a criança/jovem compreenda; – Incluir objectos e materiais familiares interessantes; – Apresentar esses materiais e objectos de forma contextualizada, baseada numa aprendizagem significativa e estruturada; – Organizar e provocar situações de aprendizagem estruturada mediante a utilização de objectos e materiais, apresentados em contextos naturais. Fonte: http://deficiencia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1038927219

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