Sugestão de Jogo para a Educação Infantil, alunos de 4 e 5 anos.
Características
Tem como base um tabuleiro com linhas verticais, horizontais e diagonais, onde os jogadores devem colocar, desenhar ou mover suas peças. Os movimentos consistem basicamente na aproximação e no recuo estratégicos, com variações que incluem o ato de pular determinadas casas do tabuleiro. Nesse jogo, o avanço é diferente do que ocorre no de percurso, em que ele é determinado pela sorte, com o lançamento de dados. Aqui, é preciso desenvolver estratégias desde a primeira jogada para estabelecer uma dinâmica que leve à vitória.
Origem
Ao longo do tempo, foram surgindo, simultaneamente, jogos de linhas e colunas em diversas sociedades. O da velha, por exemplo, tem origem no Egito, aproximadamente no século 14 a.C.
Por que propor
Para as crianças formularem as estratégias e anteciparem as dos colegas considerando a distribuição espacial.
Como enriquecer o brincar
■ Discuta com a turma, depois da partida, as melhores maneiras de movimentar as peças. É interessante também simular uma partida inacabada e questionar o grupo sobre quantas possibilidades existem para a última jogada que levará um dos oponentes a vencer.
■ Apresente outros jogos da mesma natureza e estimule os pequenos a identificar diferenças entre eles e usar estratégias já aprendidas.
O erro mais comum
■ Ensinar truques. Dar informações além das regras tira das crianças a chance de testar movimentos.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
1. TEMA DA AULA: Ética e Cidadania 2. JUSTIFICATIVA : Essa aula contribuirá para que os alunos saibam diferenciar ética e cidadania, sabendo...
-
Animais marinhos confeccionados por mim, feitos em EVA e CD velho para o mural da finalização do Projeto Animais do Mar 2015. ...
-
No dia 16 de Setembro de 1949, foi criado o desenho animado Papa-Léguas e Coiote (Wile E. Coyote and Road Runner) por Chuck Jones para os ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário