Introdução
Incomodado com a perspectiva de passar a vida fabricando mel, Barry B. Benson decide viajar para fora da colmeia com outras abelhas que colhem o néctar. Ao descobrir que humanos coletam o mel e o vendem, o herói do filme decide processar toda a raça humana. O professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, recomenda o filme não só para ensinar o processo de polinização e as relações ecológicas entre fauna e flora, como, por exemplo, a importância que as flores têm para o pleno funcionamento de uma colmeia, e também para mostrar a complexa estrutura social dentro das colmeias.
Objetivos
Conhecer e compreender a relação entre plantas e animais, o processo de polinização e a importância dos polinizadores.
Conteúdos
Reino animal, artrópodes e insetos, relações ecológicas, polinização das plantas, desequilíbrio ecológico e insetos sociais.
Trechos selecionados
Cenas que mostram a polinização feita pelas abelhas (12m38s a 16m04s) e trecho onde as abelhas produzem o mel, que mostra a estrutura social das colmeias e como cada abelha tem a sua função dentro do processo (4m00s a 6m40s)
Atividade
Converse com as crianças sobre polinização e produção do mel e a estrutura social das colmeias. Dessa forma, levante as informações e hipóteses que as crianças dispõem sobre o tema. Anote tudo. Isso vai ser essencial na hora de avaliar as aprendizagens. Exiba os trechos selecionados do filme e apresente à garotada outros materiais de consulta, como livros e revistas para que pesquisem sobre os dois tópicos e discutam coletivamente. Pergunte que tipo de recursos as flores têm para atrair os polinizadores, de que forma esses polinizadores realizam a reprodução nas plantas com flores e o que as abelhas buscam nas flores.
Avaliação
Solicite que as crianças façam esquemas mostrando o ciclo da polinização e a estrutura social das colmeias. Depois, compare esse material com as hipóteses iniciais delas sobre o assunto.
Fonte: Revista Nova Escola
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
1. TEMA DA AULA: Ética e Cidadania 2. JUSTIFICATIVA : Essa aula contribuirá para que os alunos saibam diferenciar ética e cidadania, sabendo...
-
Animais marinhos confeccionados por mim, feitos em EVA e CD velho para o mural da finalização do Projeto Animais do Mar 2015. ...
-
No dia 16 de Setembro de 1949, foi criado o desenho animado Papa-Léguas e Coiote (Wile E. Coyote and Road Runner) por Chuck Jones para os ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário