sexta-feira, 29 de outubro de 2010

DISSERTAÇÃO: “RELAÇÃO ENTRE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO: UMA CONCEPÇÃO INTEGRADA E INTERATIVA” de Heloísa Lück

As aplicações dos objetivos educacionais giraram em torno de um consenso para a eficácia e eficiência do processo administrativo escolar, mostrando uma forma de atuação centralizadora, autoritária e de relações do poder a quem detém o cargo, sendo suas principais características de administração no âmbito da escola.
Segundo Lück, nas mudanças de paradigma de administração para gestão:
Na administração a realidade é considerada previsível, pois é regular, estável e permanente, sendo que nesse contexto as mudanças ocorrem mediante processo de inovação, caracterizadas pela importação de idéias, processos e estratégias impostas de fora para dentro e de cima para baixo. Os bons resultados são alcançados mediante a objetividade e a capacidade de manter um olhar objetivo sobre a realidade não influenciado por aspectos particulares. Ao administrador compete manter-se objetivo, imparcial e distanciado dos processos de produção, como condição para poder exercer controle e garantir seus bons resultados, sendo que sua autoridade é centrada e apoiada em seu cargo, mas o importante é fazer mais, em caráter cumulativo.
Ao contrario da Gestão que é considerada imprevisível, pois é dinâmica e em movimento. Sendo que nesse contexto as mudanças ocorrem mediante processo de transformação caracterizada pela produção de idéias, processos e estratégias promovidos pela mobilização do talento e energias internos, e acordos consensuais. Os bons resultados são alcançados mediante a sinergia coletiva e a inter subjetividade. Ao gestor compete envolver-se nos processos sob sua orientação, interagindo subjetivamente com os demais participantes, como condição para coordenar e orientar seus processos e alcançar melhores resultados, sendo que sua autoridade é centrada e apoiada em sua competência e capacidade de liderança, mas o importante é fazer melhor em caráter transformador.
Portanto, para quebrar esse paradigma de administração, criou-se a possibilidade de transformação da ação administrativa, considerando o administrador como um educador que se preocupa com a organização escolar que exige o respaldo da ação participativa de todos envolvidos no processo educacional.
Dessa forma, surgiu um novo olhar no conceito de gestão e o reconhecimento das diversas tarefas que são atribuídas à função do gestor nas tomadas de decisões no modo de pensar e agir sobre a realidade que se apresenta no âmbito educacional, ou seja, um novo modo de gerir a dinâmica das ações de sistema de ensino e de escolas, voltado para o esforço competente de promoção da melhoria do ensino brasileiro e sua evolução histórica, como assim conceitua gestão educacional, o que resulta numa mudança da visão de administração, para a de gestão comprometida com o exercício da democracia, da qualidade do ensino e aprendizagem significativa para a formação do aluno.
Mas vale ressaltar que, a concepção de gestão supera a concepção de administração, mas nunca irá substituí-la, pois os aspectos administrativos se unem com a gestão democrática que corresponde apenas uma mudança de paradigma.

Dissertação feita por Juliandra Alencar.

2 comentários:

Unknown disse...

gostei muito desse blog, contém textos muito bons.

Juliandra Alencar disse...

Que bom que gostou do blog. Obrigada pela visita.