1. Qual a relação entre a reforma curricular brasileira e os organismos transnacionais (MBI /FMI etc)?
A gênese dos Parâmetros Curriculares Nacionais está relacionada com as exigências dos organismos transnacionais que comandam o projeto neoliberal e o processo de globalização, sendo que a maior crítica relatada pela literatura foi o fato de que esta reforma curricular acabou assumindo valores que foram impostos e exigidos pelos organismos transnacionais, principalmente o Banco Mundial e o FMI, mesmo o MEC omitindo está ingerência externa. Estes organismos comandam o projeto neoliberal e a globalização em todo o mundo trazendo uma concepção de educação, homem, mundo e sociedade característicos do ideário neoliberal.
2. Explique a afirmação de que o cidadão na sociedade atual se transformou apenas em um consumidor. E responda como isto afeta o currículo escolar?
Em virtude do centralismo do estado, o processo político fica reduzido à mais um dos muitos braços do mercado, transformando "cidadãos" (seres pensantes) em meros "consumidores", ou seja, objetos de manipulação pela mídia e outros meios. Compreendendo a realidade social de seus direitos e suas responsabilidades, ligadas as suas escolhas de consumo, principalmente no campo ambiental o consumidor ganha em cidadania e em consciência.Portanto a formação de uma massa de indivíduos, com maior capacidade de utilizar critérios sócio-ambientais, em suas decisões de compra, podem ser o maior instrumento em prol de uma sociedade mais saudável e justa.
O consumismo é pressionado pela mídia, portanto afeta o currículo escolar, pois como está baseado na cultura dominante, as crianças e jovens dessas classes são bem sucedidos na escola, o que permite o prosseguimento de estudos, em graus mais elevados, mas a cada um desses modelos de ser humano certamente corresponderá um tipo de conhecimento, um tipo de currículo. Portanto um cidadão consciente e maduro se dá conta destes elementos de pressão e avalia com mais critério uma decisão de compra.
3. Explique a citação abaixo, vinculando-a ao currículo escolar:
Sem dúvida a escola contribuiu para a reprodução da ordem social; mas ela também participa de suas transformações às vezes intencionalmente, às vezes contra a vontade; e, às vezes, as mudanças se dão apesar da escola. É que se trata de uma ordem dinâmica, de grupos e de classes em mutação, de técnicas em permanente renovação e de culturas que se redefinem periodicamente. (Petitat, 1994:11.)
Ao mesmo tempo em que possui práticas usadas para vigiar, punir, ocultar e classificar, a escola pode ser um território de liberdade e emancipação, que conforme o currículo, vem questionando o paradigma existente, através da organização de práticas educativas que considerem a diversidade de identidades presentes para construir uma cultura própria, comum a todos os envolvidos no processo educativo, que leve a uma sociedade mais justa e menos excludente.
Pode colaborar para reproduzir as desigualdades e diferenças entre os indivíduos, pois não está organizada para lidar com a diversidade. Considerando um mecanismo de normalização que inclui e exclui o aluno, de acordo com sua adaptação ao ambiente escolar e à aprendizagem dos conteúdos escolares. Mas vem desenvolvendo um papel muito importante, participando como reprodutora da ordem vigente, contribuindo de forma substancial no processo de transformação.
4. Para Goodson (2007) as disciplinas escolares apesar de não derivadas diretamente a forma de reprodução das relações de classe da sociedade capitalista:
Ao longo dos anos, a aliança entre prescrição e poder foi cuidadosamente fomentada, de forma que o currículo se tornou um mecanismo de reprodução das relações de poder existentes na sociedade. As crianças cujos pais são poderosos e ricos se beneficiam da inclusão pelo currículo, e os menos favorecidos sofrem a exclusão pelo currículo. Como argumentou Bourdieu, dessa maneira o “capital cultural” dos pais efetivamente compra o sucesso para seus filhos estudantes. (Goodson 2007, p.243)
Analise a citação acima e explique as determinações sociais do currículo para Goodson.
A prescrição e o estabelecimento do poder fazem aliados facilmente, ou seja, ao invés de inclusão, muitos blocos da construção do currículo tradicional são mecanismos de exclusão social. A separação entre ricos e pobres nos resultados no teste nacional de currículo e nas admissões nas universidades cresceu, mostrando que só tem contribuído para um aumento da exclusão social.
Desta forma a educação é distribuída a poucos ao preço da exclusão de muitos. Mas devemos esperar que o currículo, passe da aprendizagem prescritiva autoritária para uma aprendizagem narrativa, podendo transformar as instituições educacionais, fazendo assim com que ajudem a mudar o futuro social de seus alunos, sendo que é preciso que os currículos empreguem estratégias educacionais construídas sobre alicerces de exclusão bem estabelecidos, tentando fazer com que somente haja a inclusão social.
A gênese dos Parâmetros Curriculares Nacionais está relacionada com as exigências dos organismos transnacionais que comandam o projeto neoliberal e o processo de globalização, sendo que a maior crítica relatada pela literatura foi o fato de que esta reforma curricular acabou assumindo valores que foram impostos e exigidos pelos organismos transnacionais, principalmente o Banco Mundial e o FMI, mesmo o MEC omitindo está ingerência externa. Estes organismos comandam o projeto neoliberal e a globalização em todo o mundo trazendo uma concepção de educação, homem, mundo e sociedade característicos do ideário neoliberal.
2. Explique a afirmação de que o cidadão na sociedade atual se transformou apenas em um consumidor. E responda como isto afeta o currículo escolar?
Em virtude do centralismo do estado, o processo político fica reduzido à mais um dos muitos braços do mercado, transformando "cidadãos" (seres pensantes) em meros "consumidores", ou seja, objetos de manipulação pela mídia e outros meios. Compreendendo a realidade social de seus direitos e suas responsabilidades, ligadas as suas escolhas de consumo, principalmente no campo ambiental o consumidor ganha em cidadania e em consciência.Portanto a formação de uma massa de indivíduos, com maior capacidade de utilizar critérios sócio-ambientais, em suas decisões de compra, podem ser o maior instrumento em prol de uma sociedade mais saudável e justa.
O consumismo é pressionado pela mídia, portanto afeta o currículo escolar, pois como está baseado na cultura dominante, as crianças e jovens dessas classes são bem sucedidos na escola, o que permite o prosseguimento de estudos, em graus mais elevados, mas a cada um desses modelos de ser humano certamente corresponderá um tipo de conhecimento, um tipo de currículo. Portanto um cidadão consciente e maduro se dá conta destes elementos de pressão e avalia com mais critério uma decisão de compra.
3. Explique a citação abaixo, vinculando-a ao currículo escolar:
Sem dúvida a escola contribuiu para a reprodução da ordem social; mas ela também participa de suas transformações às vezes intencionalmente, às vezes contra a vontade; e, às vezes, as mudanças se dão apesar da escola. É que se trata de uma ordem dinâmica, de grupos e de classes em mutação, de técnicas em permanente renovação e de culturas que se redefinem periodicamente. (Petitat, 1994:11.)
Ao mesmo tempo em que possui práticas usadas para vigiar, punir, ocultar e classificar, a escola pode ser um território de liberdade e emancipação, que conforme o currículo, vem questionando o paradigma existente, através da organização de práticas educativas que considerem a diversidade de identidades presentes para construir uma cultura própria, comum a todos os envolvidos no processo educativo, que leve a uma sociedade mais justa e menos excludente.
Pode colaborar para reproduzir as desigualdades e diferenças entre os indivíduos, pois não está organizada para lidar com a diversidade. Considerando um mecanismo de normalização que inclui e exclui o aluno, de acordo com sua adaptação ao ambiente escolar e à aprendizagem dos conteúdos escolares. Mas vem desenvolvendo um papel muito importante, participando como reprodutora da ordem vigente, contribuindo de forma substancial no processo de transformação.
4. Para Goodson (2007) as disciplinas escolares apesar de não derivadas diretamente a forma de reprodução das relações de classe da sociedade capitalista:
Ao longo dos anos, a aliança entre prescrição e poder foi cuidadosamente fomentada, de forma que o currículo se tornou um mecanismo de reprodução das relações de poder existentes na sociedade. As crianças cujos pais são poderosos e ricos se beneficiam da inclusão pelo currículo, e os menos favorecidos sofrem a exclusão pelo currículo. Como argumentou Bourdieu, dessa maneira o “capital cultural” dos pais efetivamente compra o sucesso para seus filhos estudantes. (Goodson 2007, p.243)
Analise a citação acima e explique as determinações sociais do currículo para Goodson.
A prescrição e o estabelecimento do poder fazem aliados facilmente, ou seja, ao invés de inclusão, muitos blocos da construção do currículo tradicional são mecanismos de exclusão social. A separação entre ricos e pobres nos resultados no teste nacional de currículo e nas admissões nas universidades cresceu, mostrando que só tem contribuído para um aumento da exclusão social.
Desta forma a educação é distribuída a poucos ao preço da exclusão de muitos. Mas devemos esperar que o currículo, passe da aprendizagem prescritiva autoritária para uma aprendizagem narrativa, podendo transformar as instituições educacionais, fazendo assim com que ajudem a mudar o futuro social de seus alunos, sendo que é preciso que os currículos empreguem estratégias educacionais construídas sobre alicerces de exclusão bem estabelecidos, tentando fazer com que somente haja a inclusão social.
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