domingo, 11 de abril de 2010

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - Síntese

A educação pode ser definida como a tentativa consciente de promover a aprendizagem de outras pessoas, englobando ensinar e aprender e também algo menos tangível, mas mais profundo: construção do conhecimento, bom julgamento e sabedoria tendo nos seus objetivos fundamentais a passagem da cultura de geração para geração. A escola entrevistada, ainda está em processo de construção do projeto Político Pedagógico, onde já estão realizando levantamento sobre as características atuais da escola, suas limitações e possibilidades, os elementos identificadores, a imagem que se quer construir quanto a seu papel na comunidade em que está inserida. Esse levantamento dos traços identificadores da escola constitui um diagnostico que servirá de base para a definição dos objetos a perseguir, dos conteúdos que devem ser trabalhados, das formas de organização do seu ensino. Sempre destacando a todos os membros a importância de três dimensões no processo desse planejamento: a realidade (a escola que temos); a finalidade (a escola que queremos) e a mediação (como aproximar a escola que temos da escola que queremos). Confesso que missão era complexa e ampla, tanto pra mim, quanto para os membros, mas sabíamos que em um único dia não faríamos a diferença, então sabemos que é uma construção conjunta e continua. A comunidade escolar repensa constantemente o seu papel pedagógico e sua função social, para tanto, se faz necessário refletir sobre a escola que temos. Para que a escola cumpra a sua função social será necessária a integração e participação da comunidade escolar. Os segmentos da escola devem estar plenamente voltados à completa valorização do educando, fornecendo aos professores cursos de formação e qualificação dos profissionais da educação, com a criação e reorganização do espaço físico. Contando com material didático adequado, recursos humanos, pedagógicos e financeiros, lembrando para que se cumpram as regras de convivência em grupo, proporcionando melhor qualificação profissional e salários compatíveis com os diferentes níveis e funções, adotando uma política que estabeleça professores efetivos, estabelecendo assim a motivação e credibilidade dos professores. A avaliação diz respeito a um processo mais amplo e abrangente que abarca todas as ações desenvolvidas na ação pedagógica, assim como todos os sujeitos envolvidos. Ao avaliar deve-se ter em mente o processo como um todo, bem como aquele a quem se está avaliando. Dentre as dificuldades que se coloca sobre a avaliação, estão presentes ainda muitas questões do passado, como: provas, trabalhos, recuperação, apropriação dos conceitos mínimos, o empenhos dos estudantes no processo, as condições objetivas da prática docente, em relação a correção, critérios, pareceres e a nota. Compreendemos que a avaliação deve permear todas as atividades pedagógicas, principalmente na relação professor com o aluno e no tratamento dos conhecimentos trabalhados neste espaço. Portanto, a intervenção do professor ajuda a construir as mediações necessárias para a construção do conhecimento. O entendimento dos professores desta escola completa aquilo que se tem discutido e colocado como importante no processo ensino aprendizagem no que diz respeito à intervenção significativa do professor nos conteúdos que precisam ser mais bem explorados e trabalhados pelo docente. Pontuamos a responsabilidade do educador e do aluno, que deverão ser colaboradores neste processo. Faz-se necessário uma nova reestruturação em educação, um novo currículo voltado para as mudanças que exigem, a um nível aperfeiçoado, o desenvolvimento tecnológico, o processo do homem nas mais variadas dimensões, ou seja, quais profissionais querem formar. Por si só, um não torna a escola perfeita, mas todos aqueles que acreditam na "capacidade transformadora" da educação podem ajudar a resolver alguns dos velhos problemas da sociedade e até mesmo do mundo, ou seja, com força de vontade e criatividade podemos descobrir muitos lugares, acreditando sempre que quem faz o ambiente somos nós mesmos.

* Sintese feita por mim, Juliandra B. Alencar, durante o curso de graduação em Pedagogia - UNISEB. 

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