OS 55 MELHORES LIVROS

 Reinações de Narizinho (vol.1 e 2), de Monteiro Lobato (Editora Globo) e ilustrações de Paulo Borges: Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e tia Nastácia mergulham em aventuras no Sítio do PicaPau Amarelo. Não dá para ficar imune ao texto de Lobato. Ele constrói histórias como quem tece uma renda, e faz parecer conversa de peixe conversa com besouro e idéias de boneca de pano com sabugo de milho parecer normal. A partir de 6 anos.


Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado (Editora Salamandra): Na premiada obra, Bel se encanta por um retrato da sua bisavó, ainda criança. Ela nunca a conheceu, mas imaginar um relacionamento entre as duas faz com que Bisa Bia se torne uma grande amiga e confidente. A partir de 7 anos.




A Bolsa Amarela, Lygia Bojunga (Editora Casa Lygia Bojunga): Em uma velha bolsa doada por uma tia, Raquel esconde três grandes vontades: a de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. Lygia aborda os conflitos internos e externos da personagem, por meio de amigos secretos, fantasias e questões do mundo real. As reflexões ajudam os pequenos a dialogarem com seus conflitos. O texto segue solto. Não dá vontade de largar. A partir de 8 anos.




Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, de Ruth Rocha e ilustrações de Adalberto Cornavaca, (Editora Salamandra): O livro tem três histórias: Marcelo, Marmelo, Martelo, Teresinha e Gabriela e Os Donos da Bola. Nelas, os leitores conhecem crianças que se deparam com reveses comuns no universo infantil, como a dificuldade de diálogo entre adultos e crianças. Os desenhos expressam a vivacidade e inocência que envolvem estas lições. A partir de 6 anos.


Ou Isto ou Aquilo, Cecília Meireles e ilustrações de Thaís Linhares (Editora Nova Fronteira): É o único livro de poesia entre os dez mais citados. O texto de 1964 é atual e introduz a criança no jogo de palavras, no humor e na sensibilidade de Cecília Meireles, que instiga os leitores a notar, entre tantas coisas, que a vida é repleta de duras escolhas. A partir de 4 anos.




Contos de Grimm, de Wilhelm e Jacob Grimm (Editora Cia. das Letrinhas): Nesta versão, com tradução de Heloisa Jahn e ilustração de Elzbieta Gaudasinska, encontram-se alguns dos textos escritos pelos irmãos alemães, no século 19, a partir de histórias populares, como Branca de Neve e O Pequeno Polegar. Cheios de moral, caem bem para abordar conflitos e medos infantis. A partir de 4 anos.



Flicts, de Ziraldo (Editora Melhoramentos): Era uma vez uma cor muito rara e muito triste que se chamava Flicts. Ela sofre por não se encaixar em lugar algum. Não está no mar, no arco-íris, nas bandeiras. Até que ela descobre a que veio e mostra que todos têm seu lugar especial no mundo.A partir de 4 anos.

Contos de Andersen, de Hans Christian Andersen (Editora Ática): Com tradução de Mary França e belos desenhos de Eliardo França, a obra reúne, em dois volumes, alguns contos do dinamarquês, seguidor do estilo dos irmãos Grimm: O Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo e As Roupas Novas do Imperador. Uma das características de Andersen é criar texto cheios de heroísmo dos oprimidos, além de abordar problemas como perdas e abandono. A partir de 4 anos.





O Menino Maluquinho, de Ziraldo (Editora Melhoramentos): Alegria, carisma e esperteza em um menino bem maluquinho que cria sol em dias de chuva, abraça o mundo com as pernas, brinca com sua sombra, canta, distribui segredos. Com maestria, o autor trata de infância, felicidade e amadurecimento. A partir de 7 anos.




Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (Cia das Letrinhas): "Que graça tem um livro sem conversas ou figuras?" Assim começa a história de Alice, a menina que cai num poço e sai em outro mundo. Entre tantas, esta edição, contada por Ruy Castro e ilustrada por Laura Beatriz, foi citada pelos entrevistados como a melhor do clássico de 1862, primeiro grande título da Moderna Literatura Infantil. A partir de 9 anos.




A Chave do Tamanho: Assistindo inconformada à Segunda Guerra Mundial, a boneca Emília decide ir à Casa das Chaves, onde ficam chaves capazes de desligar tudo do mundo. Por engano, ela desliga a que controla o tamanho e encolhe toda a humanidade. A partir de 6 anos.




Caçadas de Pedrinho (Editora Globo): Grande conhecedor da floresta, o Marquês de Rabicó descobre que uma onça anda rondando o Sítio. Os meninos planejam uma expedição para caçar a fera. Das aventuras, um novo personagem se une à turma: Quindim, um rinoceronte falante que fugiu de um circo. A partir de 6 anos.




Memórias da Emília (Editora Globo): Emília decide escrever suas memórias e chama Visconde de Sabugosa para ajudá-la. Usa e abusa da imaginação. Como ela mesmo explica, se contar realmente o que aconteceu, as pessoas vão perceber que a vida dela é igualzinha a de todos. Será?  A partir de 6 anos.



Os Doze Trabalhos de Hércules: Graças ao faz-de-conta de Emília e ao fabuloso pó de pirlimpimpim, os personagens do Sítio vão parar na Grécia Antiga e ajudar Hércules a resolver suas 12 tarefas. As aventuras se dividem em dois volumes. Cada um, apresenta seis trabalhos do histórico herói e a turma de Taubaté. Uma oportunidade de as crianças navegarem na história antiga. A partir de 8 anos.




Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado e ilustrações de Claudius (Editora Ática): Uma menina pretinha, pretinha é a pessoa mais linda do mundo para um coelho. Ele faz de tudo para ser como ela: come jabuticaba, toma banho em tinta preta e se entope de café. Uma linda história de apreciação do diferente. A partir de 4 anos.

Da Pequena Toupeira Que Queria Saber Quem Tinha Feito Cocô na Cabeça Dela, de Werner Holzwarth (Editora Cia. das Letrinhas): As ilustrações do premiado Wolf Erlbruch se encaixam fabulosamente na bem-humorada história da toupeira que vai de animal em animal à procura de formatos de cocô para descobrir quem é que fez a arte na cabeça dela. A partir de 3 anos.



O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha e traços de Walter Ono (Editora Quinteto Editorial): Esse reizinho implicante não permitia que os súditos dessem opinião. Aos poucos, todos foram se calando. Diante do silêncio, busca ajuda e encontra uma menina que decreta: "Cala boca já morreu! Quem manda na minha boca sou eu". O livro mostra o reizinho que existe dentro de cada um de nós. A partir de 6 anos.



Adivinha Quanto Eu Te Amo, de Sam McBratney e ilustrações de
Anita Jeram (Editora Martins Fontes): Um coelhinho diz ao pai o tamanho do amor que tem por ele. Os dois travam uma belíssima disputa para ver quem ama mais e o leitor entende quanto é importante demonstrar o que se sente. A partir de 4 anos.


Mania de Explicação, de Adriana Falcão (Editora Salamandra): Preocupação é uma cola que não deixa sair do pensamento o que ainda não aconteceu. Conclusões como essas fazem parte do universo de uma menina que adora inventar explicação para tudo. Mariana Massarani, uma das mais requisitadas ilustradoras brasileiras, conseguiu expressar em desenhos essas tais inquietações. A partir de 6 anos.



A Casa Sonolenta, de Audrey Wood e ilustrações fotográficas de Don Wood (Editora Ática): Este livro premiado precisa ser lido muitas, muitas, muitas vezes para que se possa acompanhar as peripécias de uma minúscula pulguinha que atrapalha o sono do rato que dormitava sobre o gato, que ressonava sobre o cachorro, que cochilava sobre o menino, que sonhava sobre a avó. Contagiante. A partir de 3 anos.




Oh!, de Josse Goffin (Editora Martins Fontes): À primeira vista, um peixe. Mas a página abre e oh! — ele vira um pato. O inusitado das metamorfoses é a graça do livro, feito só com ilustrações que surpreende e faz com que o leitor solte um Oh! depois do outro. A partir de 2 anos.




O Homem que Amava Caixas, de Stephen Michael King (Editora Brinque-Book): O premiado autor e ilustrador fala de um pai que, sem saber expressar em palavras seus sentimentos pelo filho, presenteia-o com engenhocas feitas com caixas. Mostra os artifícios possíveis para expressar amor. A partir de 4 anos.




A Moça Tecelã, de Marina Colasanti (Editora Global): Texto extraído do livro Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento conta como uma moça tece com carinho o marido. Em breve, a desilusão chega e é hora de ela desfiar seu tapete. Contada em prosa, a história é pura poesia e ilustrada por bordados sobre desenhos de Demóstenes Vargas. A partir de 10 anos.




A Bruxa Salomé, de Audrey Wood (Editora Ática): Sete irmãos desobedecem as recomendações recebidas e deixam a bruxa Salomé entrar em casa enquanto a mãe está no mercado. Ternura e horror junto às impactantes ilustrações de Don Wood, nesta história premiada. A partir de 4 anos.




Bruxa, Bruxa, Venha à Minha Festa, de Arden Druce (Editora Brinque-Book): Uma bruxa é convidada para sua festa e só aceita se o gato também for. Este pede para chamar o espantalho, que quer levar a coruja e, assim por diante, surgem árvore, dragão, tubarão, unicórnio, fantasma. Diversão com as extravagantes ilustrações de Pat Ludlow. A partir de 3 anos.



Cena de Rua, de Angela Lago (Editora RHJ): As palavras são dispensadas neste livro que mostra fortes imagens feitas pela autora. Nelas, o cotidiano de um garoto de rua que, tentando vender frutas em um semáforo, é tratado com indiferença pelos motoristas. Cada um pode contar a história como quiser. A partir de 10 anos.





Olivia, de Ian Falconer (Editora Globo): Cantar, assustar o irmão, ir à praia, pintar paredes, ler: a porquinha Olivia nunca se cansa. Para sossegar a menina, a mãe promove passeios que instigam a curiosidade sobre as várias formas de expressão artística. Ótimo para iniciar os pequenos no mundo das artes. A partir de 3 anos.




A Bruxinha Atrapalhada, de Eva Furnari (Editora Global): Instiga as crianças coma história, sem texto, de uma bruxinha que realiza seus desejos com a ajuda de uma varinha mágica, sofrendo as mais engraçadas conseqüências. A partir de 4 anos.


A Arca de Noé, de Vinicius de Moraes e ilustrações de Nelson Cruz (Editora Cia. das Letrinhas): No único livro feito especialmente para o público infantil, Vinicius de Moraes oferece 32 poemas que se tornaram clássicos musicais nos anos 80, como O Pato, A Casa, A Foca, O Relógio. A partir de 4 anos.



Exercícios de Ser Criança, de Manoel de Barros (Editora Salamandra): Ótima chance de apreciar as brincadeiras e molecagens do poeta. O Menino Que Carregava Água na Peneira e A Menina Avoada vêm apresentadas com fotografias de delicados bordados feitos sobre ilustrações de Demóstenes Vargas. A partir de 7 anos.





Jardins, de Roseana Murray e desenhos de Roger Mello (Editora Manati): A autora se inspira nas flores e nas cores dos jardins para elaborar uma poesia que ora facilita a compreensão, ora provoca dúvida nos pequenos leitores. Típico da poesia. A partir de 6 anos.




Um Caldeirão de Poemas, de Tatiana Belinky (Cia. das Letrinhas): O livro traz composições populares, clássicos de autoria desconhecida, além de poemas de grandes nomes da literatura, como Lewis Carroll e Goethe. Textos da conhecida escritora russa-brasileira completam essa especial reunião literária. A partir de 6 anos.




O Cavalinho Azul, de Maria Clara Machado e ilustrações de Marie Louise Nery (Editora Cia. das Letrinhas): Vicente sonha em ter como amigo um cavalo azul. Sai pelo mundo e encontra um. A fantasia contrasta com a dureza de alguns personagens adultos da trama. Um CD com a história na forma de ópera infantil acompanha essa edição. A partir de 4 anos.




Pluft, o Fantasminha/O Dragão Verde, de Maria Clara Machado (Editora Cia. das Letrinhas): Este clássico de uma das mais importantes teatrólogas infantis conta a história de um fantasminha que tinha medo das pessoas. Em linguagem de teatro, dá à criança a chance de entender de um jeito diferente o personagem. A partir de 10 anos.



A Vida Íntima de Laura, de Clarice Lispector e ilustrações de Flor Opazo (Editora Rocco): Ruivinha, de pescoço horrível, Laura é uma galinha comum e de vida bem agitada. Casada com o galo Luís, não é muito inteligente. Bota muitos ovos por dia. Famosa pelos textos adultos, Clarice está excelente no universo infantil. Aborda temas como o medo da morte e o valor das qualidades pessoais de forma divertida e inspiradora. A partir de 5 anos.




O Pote Vazio, de Demi (Editora Martins Fontes): Um imperador chinês distribui sementes às crianças do reino, para escolher um sucessor de acordo com sua capacidade de cultivo. Ping não consegue dar vida a elas e, no dia marcado, apresenta um pote vazio. Era justamente o que o imperador esperava: coragem e honestidade. A partir de 4 anos.




Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox (Editora Brinque-Book): Um menino mora ao lado de um asilo e empenha-se em devolver a memória a uma das senhoras que se tornou sua amiga. Texto curto recheado de rimas e personagens bem caracterizados nas ilustrações de Julie Vivas. Uma ode à amizade e ao respeito pelos mais velhos. A partir de 4 anos.



Os Bichos Que Tive, Memórias Zoológicas, de Sylvia Orthof com ilustrações de Gê Orthof, filho da autora (Editora Salamandra): Com muito humor, Sylvia conta como era a vida antigamente – uma aula de história deliciosa – e sobre os bichos dela. Uma rã, um coelho, um cão chamado "Sua Avó", um bicho-papão divertem premiado livro.A partir de 7 anos.



A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl (Editora Martins Fontes): Depois de manter fechados por 15 anos os portões de sua fábrica de chocolates, o empresário Willy Wonka lança um concurso para cinco crianças conhecerem suas instalações. Os vencedores, incluindo o sensível Charlie, encontram delícias e aprendem lições para a vida. Ilustrado por Cláudia Scatamacchia. A partir de 7 anos.



A História sem Fim,de Michael Ende (Editora Martins Fontes): Bastian Baltasar Bux é um garoto baixo, gordo, de uns 10 anos e motivo de chacota na escola. Sua paixão pelos livros é tanta, que ele consegue entrar na história. Com 392 páginas e sem ilustrações, será devorado pelos pequenos já fluentes na leitura. A partir de 10 anos.




História Meio ao Contrário, de Ana Maria Machado e ilustrações de Renato Alarcão (Editora Ática): "E viveram felizes para sempre...". Este conto, premiado em 1978, começa pelo fim para mostrar que final feliz vale mesmo se for por nossa vontade. Tem reis, princesas, dragões, tudo que você já leu, mas de um jeito que você nunca viu. A partir de 6 anos.



A Casa da Madrinha, de Lygia Bojunga (Editora Casa Lygia Bojunga): Alexandre, um menino pobre do Rio de Janeiro, viaja com um pavão para o interior, à procura da casa de sua madrinha. Na jornada, conhece uma menina e, juntos, criam um cavalo amarelo que leva os três à tal casa. Na premiada obra coexistem a dura realidade urbana, fantasia e esperança. A partir de 10 anos.




Armazém do Folclore, de Ricardo Azevedo (Editora Ática): Com um quê de almanaque, este livro reúne uma série de brasilidades. Contos, definições de ditos populares, receitas de comidinhas típicas, brincadeiras com palavras e adivinhas, que aproximam o pequeno leitor da cultura nacional. A partir de 6 anos.




O Sofá Estampado, de Lygia Bojunga (Editora Casa Lygia Bojunga): Nesta premiada obra, o protagonista é um tímido tatu chamado Vítor, que freqüenta a escola, tem desentendimentos com o pai e namora uma gata chamada Dalva. Quando ele perde o que tinha de certeza na vida, uma descoberta dá a chance de ele mudar o seu destino. A partir de 10 anos.




Peter Pan e Wendy, de J. M. Barrie (Editora Cia. das Letrinhas): Escrita no começo do século 20, a história do menino que detestava crescer tornou-se um clássico. Nesta edição, com texto integral, Peter Pan viaja pela Terra do Nunca com Wendy, que adora ser adulta. Peter conta com sua péssima memória para esquecer o que vivencia e conseguir ser sempre criança. A partir de 8 anos.




A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson (Editora Ática): Claire Ubac reconta, como personagem, as aventuras de Jim Hawkins em busca do tesouro escondido pelo pirata Capitão Flint. As imagens de François Roca captam o clima tenso do clássico escrito em 1881. A partir de 8 anos.




Fábulas, de La Fontaine (Editora Revan): A Galinha dos Ovos de Ouro e O Lobo e o Cordeiro são algumas das 14 fábulas desta obra, com tradução de Ferreira Gullar. Com linguagem clara, leve e bem-humorada, oferece para as crianças histórias sobre valores. O clássico do século 17 é ilustrado pelo francês Gustave Doré. A partir de 10 anos.




Pinóquio, de Carlo Collodi com tradução de Monteiro Lobato (Companhia Editora Nacional): A história do simpático boneco de madeira que ganha vida, escrita no final do século 19, é repleta de lições morais e ainda encanta. Pinóquio se mete em enrascadas e sofre as conseqüências. A partir de 7 anos.


Fábulas de Esopo, tradução de Heloisa Jahn (Editora Cia. das Letrinhas): Dezenas de fábulas reunidas, como A Lebre e A Tartaruga, O Galo e A Raposa e A Cigarra e a Formiga, acompanhadas de elaboradas imagens de diversos ilustradores e sempre seguidas de uma moral da história. Honestidade, perseverança, cautela e outros valores. A partir de 9 anos.




Contos de Perrault, por Fernanda Lopes de Almeida (Editora Ática): Chapeuzinho Vermelho, O Pequeno Polegar, A Gata Borralheira, O Gato de Botas e outros contos publicados no século 17 pelo francês Perrault. Ilustrado por Elisabeth Teixeira, é uma boa chance para iniciar a leitura de clássicos. A partir de 5 anos.




Indez, de Bartolomeu Campos de Queirós (Editora Global): Um sensível olhar sobre a infância de Antônio, nascido em uma casa de adobe no interior mineiro. Magrelo e tranqüilo, recebia da mãe o amor arranjado no prato de verduras e bordado nas flores dos panos. Enquanto ela alegrava a casa, o pai investia em uma morada mais segura e confortável para a família. A partir de 10 anos.




Contos Tradicionais do Brasil, de Luís da Câmara Cascudo (Editora Global): Nesta obra, o folclorista reúne diversos relatos da tradição oral brasileira. São mais de 80 textos, divididos em contos de animais, religiosos, de adivinhação, de encantamento, ciclo da morte e tradição, etc. A partir de 10 anos.




Os Meninos da Rua Paulo, de Ferenc Molnár (Editora CosacNaify): Em um terreno baldio de uma rua de Budapeste, uma turma de garotos se reúne para jogar péla, brincar de exército e viver num mundo só deles. Mas outra turma descobre o espaço e, então, os meninos travam uma verdadeira batalha épica para disputá-lo. Aulas de união, liberdade e perseverança em 247 páginas. A partir de 10 anos.




A Terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos (Editora Record): Raimundo seria um menino comum, não fosse pelo fato de ter a cabeça pelada e um olho de cada cor. Alvo de chacota entre os colegas, ele encontra um refúgio em Tatipirun, o país onde todos são carecas, têm um olho de cada cor e respeitam as eventuais diferenças. A partir de 10 anos.



A Fada Que Tinha Idéias, de Fernanda Lopes de Almeida (Editora Ática): Aos 10 anos de idade, Clara Luz é uma fada diferente. Detesta seguir as regras do Livro de Fadas e, em sua mente, as idéias não param de brotar. Para ela, "quando alguém inventa alguma coisa, o mundo anda". Ela cria chuva colorida, nuvens de animais galopantes. A partir dos 7 anos.





Fonte: http://revistacrescer.globo.com