domingo, 11 de abril de 2010

AUTO AVALIAÇÃO


Em uma pratica docente, acredito que o docente deve estar ciente de que as aulas, se bem planejadas, podem ser instigantes e desafiadoras, mas é preciso antes conhecer, saber, para então se estabelecer uma metodologia vinculada às necessidades reais de aprendizagem, de modo que possa estabelecer relações, comparar, diferenciar, experimentar, analisar, atribuir significado e sistematizar os conceitos envolvidos num processo contínuo de reconstrução do conhecimento, aprendendo a lidar com o desconhecido, com o conflito, com o inusitado, com o erro, com a dificuldade, criando condições para que a informação transforme-se em conhecimento, devendo também desenvolver nos alunos, competências e habilidades a fim de prepará-los para agir conforme as exigências da contemporaneidade.
Por isso, acredito que posso ter as habilidades necessárias para estar em sala de aula, mais sinto que ainda não estou preparada completamente para a docência, pois ainda não tive muitos dias de contato direto com os alunos, apesar das horas de estágio, o qual me ajudaram muito, porem ainda terei disciplinas que ajudarão ainda mais em minha formação e através desta, poder buscar uma forma de trabalhar melhor com os alunos, fazendo com que se interessem pelo novo; esse é o desafio, encontrarmos caminhos para orientá-los e principalmente, aliá-los às suas necessidades reais, fazendo com que adquiram fontes de conhecimentos que possam ser usados de forma autônoma e responsável.
Sei que é preciso que os educadores em seus ambientes de aprendizagem organizem suas aulas com objetivos claros, ter metodologia, senão a aula continuará sendo a mesma todos os dias, desenvolver no ambiente escolar “culturas”, haver planejamento e organização, rompimento de barreiras, como o medo, falta de compromisso, desatualizarão, resistência ao novo e o individualismo.

Acredito também que esta disciplina transformou-se em um fator que contribuiu de forma considerável para melhorar minha formação profissional, o qual ajudou-me a conhecer e entender as ações dos outros, como também as organizações sociais e, os próprios contextos culturais e sociais, possibilitando que eu pudesse ver de forma mais ampla, o importante papel do profissional da área da educação, o qual em breve poderei retribuir com o meu trabalho, dentro e fora de sala de aula, pois o professor tem que usar da sua criatividade para incentivar os alunos a explorar sua capacidade de aprender, de cooperar, de serem criativos diante de novas situações o qual serão ampliadas, ou seja, todos os profissionais da educação devem perceber a necessidade de refletir sobre suas ações pedagógicas no que diz respeito a conhecer e reconhecer a importância do sujeito da aprendizagem e entender o que e como pode facilitar ou impedir que ele aprenda.
Minha vida, sempre foi marcada por escolhas, tropeços e méritos, a cada passo dado um planejamento, às vezes bem que agi antes de planejar, mas confesso que tive que arcar com essa falha de responsabilidade. Mas me considero muito feliz em minhas escolhas, pois há varias coisas, pessoas e situações que eu não escolhi, simplesmente eu me vi invadindo seus espaços e na maioria das vezes fui bem aceita, porem hoje são essenciais, especiais e meus maiores tesouros. Assim como nosso futuro, que não temos controle dos acontecimentos, temos que aprender a conviver com o novo, pois será nosso aliado por muito tempo, ou não, depende exclusivamente de nós.
Apesar de ainda ter muitas coisas que gostaria de fazer, não dá pra se ter uma noção de como será meu futuro, não sei se terei varias profissões, conhecimento suficiente para rodar o mundo em busca de ainda mais conhecimentos, sei que não devo me apegar aos bens materiais, pois sei que é algo passageiro. Portanto posso viver mil anos, mas mesmo que pudesse, seria impossível viver todas as alternativas existentes. Por isso que temos que ser feliz, assim como eu sou, para que possamos aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece, sermos capazes de criar nosso próprio futuro. Não só carrego o dom de ser feliz, como acredito que todos os seres humanos também o carregam, apenas basta cada um descobri-lo dentro de si.

Nenhum comentário: