Tema: Lixo
Título de Projeto: Lixo que não é lixo
Justificativa: Esse projeto se torna muito importante, pois tras uma valiosa contribuição ao meio em que vivemos, pois através da conscientização, poderá despertar nos alunos a consciência de que a maioria do que jogamos no lixo pode ser reaproveitado, podendo ser transformado em materiais didáticos, brinquedos, objetos decorativos e muito mais.
Objetivo Geral: Conscientizar os alunos quanto a importancia da reciclagem e reaproveitamento em materiais uteis para ser usado em sala de aula e fora dela.
Procedimentos Metodológicos e Técnicos: Fará parte desta atividade, alunos da 4ª série, com a faixa etária média de 10 anos. Se dará primeiramente com visitas a locais com depositos de lixo inadequados e adequados, tais como terrenos baldios, beiras de rios, lixão municipal, entre outros. Realização de oficinas de sucatas, para confecção de brinquedos e materiais didáticos, conscientização da comunidade através de um projeto de separação de lixo, exposição de trabalhos, confecção de folhetos informativos e recolhimento e armazenamento correto do material reciclavel.
Atividades Desenvolvidas: Implantação de Exposição dos trabalhos criados pelos alunos; Implantação de um projeto piloto de coleta e separação do lixo na própria Escola; Doação do lixo reciclado.
Tempo de aplicação: Durante todo o semestre
Recursos Humanos: Professores - Alunos – Pais - Comunidade - Orgãos municipais responsáveis - imprensa local
Recursos Materiais: Material reciclável, papéis variados, fitas de vídeo, filmes fotográficos, cola, tesoura, máquinas fotográficas, filmadora, revistas, jornais, livros, cartilhas, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tintas, enfim, tudo o que possa ser reaproveitado.
Conclusão: Na elaboração desta aula pude notar o quanto será importante para o aprendizado das crianças, essa conscientização, pois brincando eles irão aprender como devem reaproveitar o lixo e assim estar contribuindo para a preservação do meio ambiente, o mais importante é que as crianças nesta faixa etária são muitos críticos e isso poderá contribuir para que além de ser um preservador da escola, irá também levar para a comunidade, começando pela conscientização de seus familiares.
Considerações Finais: Espera - se, que esta aula estimule a imaginação das crianças e a atitude de levar a diante o aprendizado. Acredito que não haverá nenhuma dificuldade na realização desta atividade. Com a confecção desses brinquedos, devemos nas próximas aulas fazer uma conscientização da escola em geral através de uma palestra e amostra dos itens confeccionados. Também alunos serão escolhidos para serem os defensores mirins do meio ambiente, os quais atuarão dentro da escola, recolhendo críticas e sugestões para melhoria do projeto.
Título de Projeto: Lixo que não é lixo
Justificativa: Esse projeto se torna muito importante, pois tras uma valiosa contribuição ao meio em que vivemos, pois através da conscientização, poderá despertar nos alunos a consciência de que a maioria do que jogamos no lixo pode ser reaproveitado, podendo ser transformado em materiais didáticos, brinquedos, objetos decorativos e muito mais.
Objetivo Geral: Conscientizar os alunos quanto a importancia da reciclagem e reaproveitamento em materiais uteis para ser usado em sala de aula e fora dela.
Procedimentos Metodológicos e Técnicos: Fará parte desta atividade, alunos da 4ª série, com a faixa etária média de 10 anos. Se dará primeiramente com visitas a locais com depositos de lixo inadequados e adequados, tais como terrenos baldios, beiras de rios, lixão municipal, entre outros. Realização de oficinas de sucatas, para confecção de brinquedos e materiais didáticos, conscientização da comunidade através de um projeto de separação de lixo, exposição de trabalhos, confecção de folhetos informativos e recolhimento e armazenamento correto do material reciclavel.
Atividades Desenvolvidas: Implantação de Exposição dos trabalhos criados pelos alunos; Implantação de um projeto piloto de coleta e separação do lixo na própria Escola; Doação do lixo reciclado.
Tempo de aplicação: Durante todo o semestre
Recursos Humanos: Professores - Alunos – Pais - Comunidade - Orgãos municipais responsáveis - imprensa local
Recursos Materiais: Material reciclável, papéis variados, fitas de vídeo, filmes fotográficos, cola, tesoura, máquinas fotográficas, filmadora, revistas, jornais, livros, cartilhas, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tintas, enfim, tudo o que possa ser reaproveitado.
Conclusão: Na elaboração desta aula pude notar o quanto será importante para o aprendizado das crianças, essa conscientização, pois brincando eles irão aprender como devem reaproveitar o lixo e assim estar contribuindo para a preservação do meio ambiente, o mais importante é que as crianças nesta faixa etária são muitos críticos e isso poderá contribuir para que além de ser um preservador da escola, irá também levar para a comunidade, começando pela conscientização de seus familiares.
Considerações Finais: Espera - se, que esta aula estimule a imaginação das crianças e a atitude de levar a diante o aprendizado. Acredito que não haverá nenhuma dificuldade na realização desta atividade. Com a confecção desses brinquedos, devemos nas próximas aulas fazer uma conscientização da escola em geral através de uma palestra e amostra dos itens confeccionados. Também alunos serão escolhidos para serem os defensores mirins do meio ambiente, os quais atuarão dentro da escola, recolhendo críticas e sugestões para melhoria do projeto.
2 comentários:
Ola, eu acredito que tudo quanto foi fito e escrito é de muito aproveitamento. Parabéns.. me ajudou bastante também com meu plano de aula. Thays
Obrigada Thays pela visita. Fico feliz que tenha gostado. Tenha uma excelente semana!
Postar um comentário