domingo, 11 de abril de 2010

PLANO DE AULA - Reciclagem

Tema: Lixo

Título de Projeto: Lixo que não é lixo

Justificativa: Esse estudo é de suma importância, pois trará grande contribuição, pois poderá despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de ricos e criativos materiais didáticos, que servirão de instrumentos para enriquecer as aulas, facilitando assim, o processo ensino /aprendizagem.

Objetivo Geral: Despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de brinquedos e materiais didáticos.

Procedimentos Metodológicos e Técnicos: Fará parte desta atividade, alunos da 4ª série, com a faixa etária média de 10 anos. Terá como ações concretas a realização de algumas visitas de estudos em alguns locais (lixão municipal, terrenos baldios, rios, etc) onde o lixo e depositado inadequadamente, a confecção de materiais didáticos alternativos usando sucatas, culminando com uma exposição dos trabalhos, a implantação no ambiente escolar de um projeto piloto de separação do lixo, a organização de uma cartilha educativa, análise do pátio da escola, onde deverá observar se os demais alunos estão jogando lixo no local correto, no caso de haver um ponto onde mais se é depositado lixo, deverá fazer uma conscientização dos alunos e colocação de lixeiros para que não mais ocorra, dentre outras atividades.

Atividades Desenvolvidas: Exposição dos trabalhos criados pelos alunos; Implantação de um projeto piloto de coleta e separação do lixo na própria Escola; Doação do lixo reciclado.

Tempo de aplicação: Durante toda a semana

Recursos Humanos: Professores - Alunos – Pais

Recursos Materiais: Material reciclável, papéis variados, fitas de vídeo, filmes fotográficos, cola, tesoura, máquinas fotográficas, filmadora, revistas, jornais, livros, cartilhas, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tintas, enfim, tudo o que possa ser reaproveitado.

Conclusão: Na elaboração desta aula pude notar o quanto será importante para o aprendizado das crianças, essa conscientização, pois brincando eles irão aprender como devem reaproveitar o lixo e assim estar contribuindo para a preservação do meio ambiente, o mais importante é que as crianças nesta faixa etária são muitos críticos e isso poderá contribuir para que além de ser um preservador da escola, irá também levar para a comunidade, começando pela conscientização de seus familiares.

Considerações Finais: Espera - se, que esta aula estimule a imaginação das crianças e a atitude de levar a diante o aprendizado. Acredito que não haverá nenhuma dificuldade na realização desta atividade. Com a confecção desses brinquedos, devemos nas próximas aulas fazer uma conscientização da escola em geral através de uma palestra e amostra dos itens confeccionados. Também alunos serão escolhidos para serem os defensores mirins do meio ambiente, os quais atuarão dentro da escola, recolhendo críticas e sugestões para melhoria do projeto.

Um comentário:

Thays Cristina disse...

Ola, eu acredito que tudo quanto foi fito e escrito é de muito aproveitamento. Parabéns.. me ajudou bastante também com meu plano de aula. Thays