domingo, 13 de janeiro de 2013

Férias: cuide da alimentação dos seus filhos

Nas férias escolares as crianças precisam de muita energia para brincar em casa, no playground, no clube ou na praia.
Por isso, uma alimentação saudável pode ajudar os pequenos e grandinhos a nçao perderem o pique e a saúde. Como neste período alguns hábitos alimentares e horários das refeições são alterados para dar espaço à diversão, é preciso que os pais fiquem atentos.
Segundo Lara Natacci, nutricionista do programa “Meu Pratinho Saudável”, idealizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e o Instituto do Coração (Incor), é importante que se mantenham os horários para as refeições e lanches das crianças.
A alimentação, explica a nutricionista, deve ter um bom fracionamento. Um bom exemplo é fazer três refeições principais e de dois a três pequenos lanches intermediários, para que não ocorra diminuição do metabolismo e para que a digestão seja adequada.
“Isso também evita que a criança procure por guloseimas e que exagere na próxima refeição, uma vez que não ficará com fome nos intervalos”, afirma Lara.

Diversão sem excessos alimentares
Embora esta seja uma época de diversão, é preciso que os pais estejam atentos aos excessos de doces, refrigerantes e guloseimas. Segundo a nutricionista, esses alimentos podem ser consumidos com moderação, mas não podem substituir os que são ricos em nutrientes e nem serem ingeridos em grande quantidade.
Outra boa dica é o incentivo de atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de esforço físico.
“É importante estimular a prática regular de atividades físicas no período de férias, para garantir um bom gasto de energia e manter hábitos saudáveis”, ressalta a nutricionista.
A alta da temperatura das férias de verão exige que a criança tenha uma boa oferta de líquidos, principalmente água, complementada com sucos de frutas frescas.

Fonte: http://vivabem.band.uol.com.br

Nenhum comentário: