Nas férias escolares as crianças precisam de muita energia para brincar em casa, no playground, no clube ou na praia.
Por isso, uma alimentação saudável pode ajudar os pequenos e grandinhos a nçao perderem o pique e a saúde. Como neste período alguns hábitos alimentares e horários das refeições são alterados para dar espaço à diversão, é preciso que os pais fiquem atentos.
Segundo Lara Natacci, nutricionista do programa “Meu Pratinho Saudável”, idealizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e o Instituto do Coração (Incor), é importante que se mantenham os horários para as refeições e lanches das crianças.
A alimentação, explica a nutricionista, deve ter um bom fracionamento. Um bom exemplo é fazer três refeições principais e de dois a três pequenos lanches intermediários, para que não ocorra diminuição do metabolismo e para que a digestão seja adequada.
“Isso também evita que a criança procure por guloseimas e que exagere na próxima refeição, uma vez que não ficará com fome nos intervalos”, afirma Lara.
Diversão sem excessos alimentares
Embora esta seja uma época de diversão, é preciso que os pais estejam atentos aos excessos de doces, refrigerantes e guloseimas. Segundo a nutricionista, esses alimentos podem ser consumidos com moderação, mas não podem substituir os que são ricos em nutrientes e nem serem ingeridos em grande quantidade.
Outra boa dica é o incentivo de atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de esforço físico.
“É importante estimular a prática regular de atividades físicas no período de férias, para garantir um bom gasto de energia e manter hábitos saudáveis”, ressalta a nutricionista.
A alta da temperatura das férias de verão exige que a criança tenha uma boa oferta de líquidos, principalmente água, complementada com sucos de frutas frescas.
Fonte: http://vivabem.band.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário