A geografia é a ciência que estuda, analisa e tenta explicar o espaço produzido pelo homem e enquanto matéria de ensino, ela permite que o se perceba como participante do espaço que estuda, onde os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens e estão inseridos num processo de desenvolvimento. A geografia na atualidade se preocupa com o meio ambiente, com o aumento populacional, com o fenômeno da urbanização, com a pobreza, a marginalização e com todo o espaço mundial.
Também é uma ciência que integra contribuições de outros campos do saber, como da História, Economia, Antropologia, da Biologia, a Sociologia entre outros e que deve ter uma função central na necessária renovação do ensino, garantindo um espaço específico para o tratamento das questões sociais e ecológicas dentro das escolas, permitindo que os problemas do mundo e dos alunos sejam discutidos na sala de aula.
O trabalho da educação geográfica não é mais de memorização, consiste em levar os cidadãos, a uma consciência crítica e espacial com raciocínio de localizar e estender determinados fatos. Sendo assim, o objeto de estudo da geografia na escola, é o espaço geográfico, entendido como o espaço social, concreto, em movimento dinâmico e possível de sucessivas mudanças, na medida em que a sociedade também se modifica, porém, cada novo tempo não apaga de todo espaço anterior, de maneira que o passado deixa marcas no presente.
A Geografia é importante porque abre espaço para que os problemas reais do mundo sejam discutidos e aprofundados. Esse processo revela um outro aspecto importante dessa disciplina, onde pode englobar abordagens de várias outras matérias. Um bom trabalho provoca a necessidade de pesquisar e discutir questões históricas e científicas, produzir textos de síntese, levantar dados numéricos e usar a matemática em um sem-fim de tipos de análises.
Com a globalização, a geografia conquistou seu lugar, pois a modernização exige pessoas críticas, ativas, capazes de construírem seus próprios conhecimentos, utilizando a imagem da informação como forma de desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de raciocinar. Nessa perspectiva, os alunos devem adotar uma postura cívica, encarar, analisar, pensar e agir como se vivessem de fato em uma sociedade democrática que lhes dê oportunidade do exercício político de sua condição de cidadão.
Infelizmente, o ensino da Geografia na escola ainda é associado a duas idéias principais: a primeira que ela é uma disciplina que leva a criança apenas a decorar o conteúdo e não a aprender; a segunda é que a Geografia é uma matéria fácil, que quase nunca reprova.
A prática docente não pode se restringir somente à matéria, é necessário ir além, despertar o interesse do aluno, mostrar a ele que o conhecimento não é algo pronto, acabado, dotado de uma verdade absoluta, e, sim, que pode ser construído, revisto, com o seu auxílio, pensando na sua realidade e valorizando os seus conhecimentos pré-existentes. No processo ensino-aprendizagem, o aluno necessita ser um agente ativo, importante, valorizado na construção do conhecimento.
Nesse sentido, as aulas de geografia, através de conteúdos que nada têm a ver com a vida dos alunos que não trazem em si nenhum interesse, e muito pouco significado educativo, são vistos como "naturais". Mas essa disciplina, nas mãos de quem a conhece profundamente, é uma arma poderosa que induz a reflexão, com uma visão geopolítica e crítica, dando oportunidade ao professor de criar alternativas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de um novo tipo de pessoas, preocupadas não só com a imagem, mas com um novo projeto social e político, visando à construção de uma sociedade mais igualitária.
Ao professor de geografia, cabe a tarefa de desenvolver uma prática que seja aberta à possibilidade de questionar o que se faz, de incorporar de fato os interesses dos alunos, e de ser capaz de produzir a capacidade de pensar, agindo com criatividade e autoria do seu pensamento.
É por isso que "um bom professor de Geografia” está sempre atualizado, trabalhando em sala de aula, novas formas de levar o conhecimento ao aluno, pois tudo o que está acontecendo de importante no mundo pode servir como ponto de partida para o trabalho do professor de Geografia. Precisamos da Geografia para nos conhecer, para conhecermos nosso mundo respeitando sua diversidade e complexidade e para construirmos a cidadania planetária.
Também é uma ciência que integra contribuições de outros campos do saber, como da História, Economia, Antropologia, da Biologia, a Sociologia entre outros e que deve ter uma função central na necessária renovação do ensino, garantindo um espaço específico para o tratamento das questões sociais e ecológicas dentro das escolas, permitindo que os problemas do mundo e dos alunos sejam discutidos na sala de aula.
O trabalho da educação geográfica não é mais de memorização, consiste em levar os cidadãos, a uma consciência crítica e espacial com raciocínio de localizar e estender determinados fatos. Sendo assim, o objeto de estudo da geografia na escola, é o espaço geográfico, entendido como o espaço social, concreto, em movimento dinâmico e possível de sucessivas mudanças, na medida em que a sociedade também se modifica, porém, cada novo tempo não apaga de todo espaço anterior, de maneira que o passado deixa marcas no presente.
A Geografia é importante porque abre espaço para que os problemas reais do mundo sejam discutidos e aprofundados. Esse processo revela um outro aspecto importante dessa disciplina, onde pode englobar abordagens de várias outras matérias. Um bom trabalho provoca a necessidade de pesquisar e discutir questões históricas e científicas, produzir textos de síntese, levantar dados numéricos e usar a matemática em um sem-fim de tipos de análises.
Com a globalização, a geografia conquistou seu lugar, pois a modernização exige pessoas críticas, ativas, capazes de construírem seus próprios conhecimentos, utilizando a imagem da informação como forma de desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de raciocinar. Nessa perspectiva, os alunos devem adotar uma postura cívica, encarar, analisar, pensar e agir como se vivessem de fato em uma sociedade democrática que lhes dê oportunidade do exercício político de sua condição de cidadão.
Infelizmente, o ensino da Geografia na escola ainda é associado a duas idéias principais: a primeira que ela é uma disciplina que leva a criança apenas a decorar o conteúdo e não a aprender; a segunda é que a Geografia é uma matéria fácil, que quase nunca reprova.
A prática docente não pode se restringir somente à matéria, é necessário ir além, despertar o interesse do aluno, mostrar a ele que o conhecimento não é algo pronto, acabado, dotado de uma verdade absoluta, e, sim, que pode ser construído, revisto, com o seu auxílio, pensando na sua realidade e valorizando os seus conhecimentos pré-existentes. No processo ensino-aprendizagem, o aluno necessita ser um agente ativo, importante, valorizado na construção do conhecimento.
Nesse sentido, as aulas de geografia, através de conteúdos que nada têm a ver com a vida dos alunos que não trazem em si nenhum interesse, e muito pouco significado educativo, são vistos como "naturais". Mas essa disciplina, nas mãos de quem a conhece profundamente, é uma arma poderosa que induz a reflexão, com uma visão geopolítica e crítica, dando oportunidade ao professor de criar alternativas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de um novo tipo de pessoas, preocupadas não só com a imagem, mas com um novo projeto social e político, visando à construção de uma sociedade mais igualitária.
Ao professor de geografia, cabe a tarefa de desenvolver uma prática que seja aberta à possibilidade de questionar o que se faz, de incorporar de fato os interesses dos alunos, e de ser capaz de produzir a capacidade de pensar, agindo com criatividade e autoria do seu pensamento.
É por isso que "um bom professor de Geografia” está sempre atualizado, trabalhando em sala de aula, novas formas de levar o conhecimento ao aluno, pois tudo o que está acontecendo de importante no mundo pode servir como ponto de partida para o trabalho do professor de Geografia. Precisamos da Geografia para nos conhecer, para conhecermos nosso mundo respeitando sua diversidade e complexidade e para construirmos a cidadania planetária.
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