A ciência é uma das maiores atividades humanas, é a contemplação da natureza e também muitas outras coisas; Ciências naturais é a ciência que tem como objetivo o estudo da natureza, os aspectos físicos humanos e não humanos do mundo, onde aborda a Biologia, Botânica, Zoologia, Física, Química e Geologia, entre outros;
As Ciências Naturais contribuem para a construção da cidadania na medida em que propõem o desenvolvimento de uma postura reflexiva e investigativa e de percepção dos limites das explicações, inclusive dos modelos científicos, valorizando a vida em sua diversidade, a responsabilidade em relação à saúde e ao ambiente, a consideração de variáveis que envolvem um fato. Sua metodologia é focada na realização de atividades que visam despertar nos alunos o interesse pelas aulas, através de jogos, exercícios práticos, atividades pedagógicas e lúdicas, favorecendo o processo de alfabetização e o desenvolvimento dos alunos.
Concluí as séries iniciais (1ª a 4ª série do ensino fundamental), entre os anos de 1993 a 1996 e uma professora que lecionava na terceira série não saiu mais da minha lembrança, pois em suas aulas sempre abordava as Ciências Naturais; gostava mais desses livros, pois continham os fenômenos naturais, onde podíamos compreender os cinco sentidos dos seres humanos, realizar experiências, observar os meios de vida e assim conhecer mais sobre nossa existência. Suas aulas eram sempre muito interessantes, pois dentro da sala utilizava-se de materiais impressos, e aulas experimentais, onde podíamos observar os resultados das experiências, com auxilio de vídeos, ou pequenas experiências que fazíamos, como por exemplo, a filtragem da água. Fora da sala de aula, além das pequenas feiras de ciências organizadas na escola, saiamos para observar o meio em que vivíamos, observando as diferentes formas de folhas, flores, frutos, animais, solos e etc.
Reconheço o quanto essa matéria contribuiu em minha formação, pois o ensino das Ciências Naturais, contribui para o domínio das técnicas de leitura e escrita, permitindo o aprendizado dos conceitos básicos e da aplicação dos princípios aprendidos a situações práticas, possibilitando a compreensão das relações entre a ciência e a sociedade, garantindo a transmissão dos saberes e da cultura regional e local.
Não tenho lembranças negativas quanto a este estudo, mas observando o ensino hoje em dia, acredito que o professor que leciona esta matéria deve fazer com que os alunos se prendam as suas aulas, que estejam interessados nos conteúdos, devendo encará-las como um processo contínuo que começa quando o aluno põe em jogo os seus conhecimentos prévios, ou seja, a demonstração de que as metas de formação de cada etapa foram alcançadas. Os instrumentos e as situações de avaliação devem ser diversificados, já que não apenas os conceitos contam, individual ou coletiva, oral ou escrita.
As aulas podem ser elaboradas conforme o interesse dos alunos, o meio em que vivem e através da busca de respostas as perguntas feitas por eles, para que sejam feitos registros de debates, entrevistas, pesquisas, filmes, experimentos, desenhos de observação, relatórios de leitura, experimentos e avaliações gerais, podendo assim contribuir para um maior aprendizado. Mas vale ressaltar que professor e aluno devem analisar em conjunto a produção realizada por meio dos trabalhos escolares, pois assim o professor, estará colaborando para a reconstrução da relação do ser humano com a natureza, permitindo ao aluno formar uma opinião sobre questões polêmicas, como os desmatamentos, poluição e etc, e principalmente para a construção da autonomia de pensamento e de ação e de uma consciência social e planetária.
As Ciências Naturais contribuem para a construção da cidadania na medida em que propõem o desenvolvimento de uma postura reflexiva e investigativa e de percepção dos limites das explicações, inclusive dos modelos científicos, valorizando a vida em sua diversidade, a responsabilidade em relação à saúde e ao ambiente, a consideração de variáveis que envolvem um fato. Sua metodologia é focada na realização de atividades que visam despertar nos alunos o interesse pelas aulas, através de jogos, exercícios práticos, atividades pedagógicas e lúdicas, favorecendo o processo de alfabetização e o desenvolvimento dos alunos.
Concluí as séries iniciais (1ª a 4ª série do ensino fundamental), entre os anos de 1993 a 1996 e uma professora que lecionava na terceira série não saiu mais da minha lembrança, pois em suas aulas sempre abordava as Ciências Naturais; gostava mais desses livros, pois continham os fenômenos naturais, onde podíamos compreender os cinco sentidos dos seres humanos, realizar experiências, observar os meios de vida e assim conhecer mais sobre nossa existência. Suas aulas eram sempre muito interessantes, pois dentro da sala utilizava-se de materiais impressos, e aulas experimentais, onde podíamos observar os resultados das experiências, com auxilio de vídeos, ou pequenas experiências que fazíamos, como por exemplo, a filtragem da água. Fora da sala de aula, além das pequenas feiras de ciências organizadas na escola, saiamos para observar o meio em que vivíamos, observando as diferentes formas de folhas, flores, frutos, animais, solos e etc.
Reconheço o quanto essa matéria contribuiu em minha formação, pois o ensino das Ciências Naturais, contribui para o domínio das técnicas de leitura e escrita, permitindo o aprendizado dos conceitos básicos e da aplicação dos princípios aprendidos a situações práticas, possibilitando a compreensão das relações entre a ciência e a sociedade, garantindo a transmissão dos saberes e da cultura regional e local.
Não tenho lembranças negativas quanto a este estudo, mas observando o ensino hoje em dia, acredito que o professor que leciona esta matéria deve fazer com que os alunos se prendam as suas aulas, que estejam interessados nos conteúdos, devendo encará-las como um processo contínuo que começa quando o aluno põe em jogo os seus conhecimentos prévios, ou seja, a demonstração de que as metas de formação de cada etapa foram alcançadas. Os instrumentos e as situações de avaliação devem ser diversificados, já que não apenas os conceitos contam, individual ou coletiva, oral ou escrita.
As aulas podem ser elaboradas conforme o interesse dos alunos, o meio em que vivem e através da busca de respostas as perguntas feitas por eles, para que sejam feitos registros de debates, entrevistas, pesquisas, filmes, experimentos, desenhos de observação, relatórios de leitura, experimentos e avaliações gerais, podendo assim contribuir para um maior aprendizado. Mas vale ressaltar que professor e aluno devem analisar em conjunto a produção realizada por meio dos trabalhos escolares, pois assim o professor, estará colaborando para a reconstrução da relação do ser humano com a natureza, permitindo ao aluno formar uma opinião sobre questões polêmicas, como os desmatamentos, poluição e etc, e principalmente para a construção da autonomia de pensamento e de ação e de uma consciência social e planetária.
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