quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pedreira /SP - 116 anos

Cidade de Pedreira /SP
Pedreira é um município brasileiro do estado de São Paulo. Foi fundada em 31 de outubro de 1896, portanto hoje faz 116 anos de fundação. Pedreira foi a cidade que acolheu meus familiares a muitos anos atrás, os quais vieram em busca de melhores condições de vida. Eu me mudei para esta cidade, com 13 anos de idade, no ano de 2000, junto com meus pais e irmãos. No começo, demorei para me adaptar, pois muito tímida e sem conhecer nem mesmo os parentes, achava tudo muito novo, mas sempre achei que Pedreira tinha moradores muito acolhedores. Aos poucos fui vendo a beleza deste lugar e hoje tenho maior prazer de saber que esta é a terra que me acolheu e agora que estou grande, posso dizer que escolhi essa cidade para viver e em breve construir a minha família.

Parabéns Pedreira, pelos seus 116 anos.
Morro do Cristo - Principal ponto Turístico
Igreja Matriz Santana
Rio Jaguari - Rio que corta a cidade
História
As terras que, atualmente, constituem o município de Pedreira, originariamente pertenciam a Amparo e eram propriedade rural, desde o inicio do século XIX, de João Pedro de Godoy Moreira – avô materno do prefeito de Amparo, Capitão Damásio Pires Pimentel e pai do fundador, o coronel (patente não oficial, apenas consuetudinário), João Pedro de Godoy Moreira – o moço. Em 1887 o fundador adquire de Jose Pedro Arruda gleba de sua fazenda Santa Ana e a anexa à sua “Fazenda Grande". A partir do loteamento e arruamento de parte de suas terras, nasce, junto ao rio Jaguari, a Vila de Pedreira no ano de 1889.
Prefeitura Municipal de Pedreira/SP
O pai do fundador já havia construído, em 1834, sua residência nessas terras e na qual nasceu, em 22 de dezembro de 1836, João Pedro. Esse imóvel, situado na Praça Epitácio Pessoa, 3, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e é nos dias de hoje sede da Prefeitura Municipal. O nome da cidade, erroneamente associado por muitos à grande quantidade de pedras, origina-se, na verdade, da abundante presença de "Pedros" na família Godoy Moreira, João Pedro, pai e filho e seus irmãos Bento Pedro, Antonio Pedro e Jose Pedro (o terreno aonde foi construída a Estação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 1875, foi doado por esse ultimo irmão. Há na cidade logradouros e instituições que, em sua homenagem, ostentam o nome do fundador, Coronel João Pedro de Godoy Moreira.

Porcelana - Principal comércio da cidade
Economia
Desde 2004, Pedreira faz parte do Circuito das Águas Paulista. Sua economia baseia-se na fabricação de utilidades em porcelana. Na última década, o segmento de injeção e transformação de resinas plásticas, apresentou um notável crescimento. Hoje com o comércio diversificado, podemos encontrar além de porcelanas e louças, uma infinidade de artigos domésticos e de adorno, inúmeras peças artísticas e de decoração dos mais variados matérias, tais como: faiança, madeira, alumínio, vidro, plástico, cerâmica, gesso, resina, ferro, etc.
As 250 lojas especializadas na venda desses produtos estão instaladas em pontos de fácil acesso, atendendo ao público inclusive nos finais de semana e feriados.

Fonte:http://pt.wikipedia.org

2 comentários:

Unknown disse...

Amo minha cidade! :)

Unknown disse...

Flor da porcelana querida, amo!!!