segunda-feira, 14 de novembro de 2011

RESENHA CRÍTICA: A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos da Alfabetização e Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências. Por Neri Antonio dos Santos.


RESENHA CRÍTICA
LORENZETTI, L. DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: pesquisa em educação em ciências – v. 3, n 1. Jun. 2001.

1. CREDENCIAIS DOS AUTORES
Leonir Lorenzetti possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Contestado (1989), especialização em Metodologia e Avaliação de Ensino pela Universidade do Contestado (1995), especialização em Biologia pela Universidade do Contestado (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor titular da Universidade do Contestado e Coordenador Pedagógico Regional da GRÁFICA E EDITORA POSIGRAF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Endereço para acessar este CV: http://LATTES.CNPQ.BR/3543012935264915.
Demetrio Delizoicov Neto possui graduação em licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1973) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na Área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9060725690210755

2. RESUMO DA OBRA
O texto A Alfabetização Científica nas Séries Iniciais é composta de 5 páginas, está disponível em: http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n1/leonir.PDF onde os autores argumentam sobre alfabetização e letramento e sua importância na vida do sujeito e do grupo social onde está inserido.
O trabalho discorre sobre a alfabetização em consonância com a alfabetização na área de Ciências, a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema.
Destina-se a professores e demais profissionais da educação, dirigindo-se de forma mais objetiva aos educadores da área de Ciências.
Os autores iniciam expondo o conceito de alfabetização e de letramento, levando o leitor a rever seu posicionamento em relação ao assunto, em seguida iniciam o aprofundamento da alfabetização científica sendo a forma de abordagem instigante e contribuindo de forma significativa para o entendimento da mesma e sua importância para a formação do sujeito.
Na definição do que é a alfabetização científica, a obra descreve a importância da conquista da alfabetização e do letramento por parte do educando e a importância desta conquista) para a formação de um sujeito autônomo crítico, constituindo-se como um meio para o indivíduo ampliar seu universo de conhecimento e cultura, como cidadão inserido na sociedade, trazendo também o que este código representa no processo multidimensional que envolve questões cognitivas, afetivas, lingüísticas e sócio-culturais.
A obra ressalta a importância da alfabetização científica apresentando diversas sugestões de atividades diversas, seja para alunos que não dominam o código escrito como para os que dominam, como por exemplo: uso de vídeos, teatro, revistas, visitas a museus, zoológicos, feiras de ciências, uso do computador, Internet, etc.

3 CONCLUSÃO DA RESENHISTA
De um modo geral, os autores apóiam-se em diversos estudiosos para emitir suas conclusões. Esta bem fundamentado, evidenciando um vasto trabalho de pesquisa e aprofundamento no tema.
Acredita-se que as contribuições oferecidas pela obra servirão para ampliação do conhecimento dos leitores, levando-os à reflexão da forma como vem sendo realizada a alfabetização, o letramento e mais especificamente, a alfabetização científica no universo escolar, oferecendo ferramentas que permitam levar à prática este novo conceito de alfabetização, na busca da preparação de um indivíduo crítico, autônomo, capaz de compreender o mundo no qual está inserido e aplicar o que aprendeu, nos bancos escolares e experiências na vida (letramento), de forma a modificar sua vida e a espaço social a fins de traz uma melhor qualidade de vida para todos.



Fonte: www.atividadeseducativas.com.br

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