terça-feira, 20 de setembro de 2011

Trabalhando com o filme: Osmose Jones

Introdução Osmose Jones é uma das células brancas que protegem o corpo do personagem vivido pelo ator Bill Murray, que não segue uma dieta balanceada e tem maus hábitos de higiene. Quando ele começa a adoecer por causa de um vírus, Jones e a pílula Drix precisam trabalhar juntos para tentar restaurar a saúde do corpo. O filme se torna então uma animação e mostra o funcionamento dos sistemas digestório, imunológico e nervoso. Para o professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, o filme é bem didático. "Ele desperta o interesse dos alunos e funciona muito bem para aprofundar conceitos apresentados na aula." Objetivo Compreender o funcionamento do corpo humano e como o organismo reage no combate às doenças. Conteúdos Sistema digestório (anatomia e função dos órgãos; processo de digestão; higiene e segurança alimentar), sistema imunológico (defesas do organismo, leucócitos, muco, agentes patogênicos e mecanismos de defesa e imunização) e sistema nervoso (neurônios e memória, órgãos e coordenação do organismo). Trechos selecionados As cenas do filme que mostram especificamente os processos de digestão do personagem (53s a 5m39); as imagens do desenvolvimento da infecção (8m32s a 11m25s); os mecanismos de defesa centrados na região do nariz (32m15s a 37m03s); e as cenas que retratam a coordenação nervosa do corpo, incluindo os sonhos e o funcionamento do subconsciente (1h07m04s a 1h11m33s). Atividade Como introdução, relembre com a garotada os principais tipos de célula e os sistemas que compõem nosso corpo, a questão da higiene pessoal e dos hábitos alimentares e os principais agentes causadores de doenças por meio de alimentos. Após o filme, discuta os temas incentivando a descrição de exemplos vistos na obra. Para terminar, peça que a turma monte cartazes, indicando os melhores alimentos para consumo e as boas práticas de higiene. Avaliação Analise a participação nas atividades e os cartazes. Fonte: Revista Nova Escola

Nenhum comentário: