sexta-feira, 4 de março de 2011

Elaboração de Projeto de Leitura...

PROJETO DE LEITURA


1) OBJETIVOS
•Construir o conhecimento sobre a leitura antes mesmo de saber ler.
•Estabelecer correspondência entre o som e a escrita do texto.
• Refletir sobre o como funciona o sistema alfabético de escrita.

2) ANOS
1º e 2º anos.

3) PUBLICOS ENVOLVIDOS E SUAS FUNÇÕES NO PROJETO
Direção, Coordenação, professores e alunos.

4) CONTEÚDOS
• Leituras na alfabetização inicial.

5) TEMPO DE DURAÇÃO
Aproximadamente um mês.

6) MATERIAL NECESSÁRIO
Poemas e canções.

7) DESENVOLVIMENTO

1ª etapa
Junto com as crianças, selecione textos poéticos conhecidos e organize uma coletânea. Depois montem um livro e definam o título da obra e a quem os será doado.

2ª etapa
Formem pequenos grupos e distribua para cada, uma folha com quatro textos, sendo dois escolhidos pelo grupo. Se os textos forem parecidos será mais difícil para os alunos fazer a diferenciação entre eles, pois a tarefa exigirá que se debrucem sobre a composição de cada palavra. Para os alunos que já leem convencionalmente, distribua livros com textos poéticos, eles devem selecionar mais textos para incluir na coletânea.

3ª etapa
Para as crianças que ainda não sabem ler, proponha que procurem algumas palavras do texto e socialize com o grupo pistas utilizadas para encontrar a palavra, justificando suas escolhas. Essa intervenção convida os alunos a explicitarem o procedimento adotado para descobrir o que estava escrito.

4ª etapa
Organize uma conversa com todos os alunos, para compartilharem as estratégias e descobertas utilizadas para localizar os textos. Também é nesse momento que podem expor qual foram suas dificuldades para encontrar o trecho destacado.
Para concluir, organizem os textos em um livro e depois distribua para as pessoas escolhidas anteriormente.

8) AVALIAÇÃO
Registre suas observações durante o projeto, destacando quais foram as pistas utilizadas, como foi a participação em grupo, as justificativas e sobre o interesse geral em participar do projeto.

Nenhum comentário: