sexta-feira, 25 de março de 2011

Comentários sobre o texto: “LEITURA DE NORTE A SUL – Tatiana Achcar

Ao ler os textos, pude perceber que através de um simples gesto de solidariedade, que é a doação de livros, três escolas puderam se aproximar, envolvendo vários conteúdos pedagógicos, tais como ressaltando e mostrando a cultura onde moram, podendo conhecer e valorizar a cultura do outro.
Mesmo sendo estabelecido um convívio a distancia, através do intercâmbio de informações, esta ação provocou mudanças no crescimento pessoal das crianças, contribuindo para uma educação de valores, inibindo ou até mesmo sanando os preconceitos gerados pelo mau conhecimento.
Portanto foi uma excelente oportunidade para conhecer uma nova cultura que teve como ponto principal, aprimorar as relações com outros povos, outras culturas, melhorando a compreensão entre várias regiões, ou seja, estimulando atitudes favoráveis a diversidade cultural.
Mas além da cultura, com o intercâmbio, os professores em sala de aula também puderam trabalhar Geografia, através de trabalhos de localização, características geográficas, mostrando aos alunos curiosidades sobre a região pesquisada; Língua portuguesa, com a escrita de cartas, cartões postais, e-mails e telegramas, podendo assim trabalhar variações lingüísticas.
Os alunos da cidade puderam associar a respeito da violência e segurança que os novos amigos indígenas têm em relação à liberdade ao se deslocarem para ir à escola bem como as atividades recreativas, como passeios e brincadeiras, com isso todos pôde perceber como a segurança é importante e diferente em cada região.
Mas o mais importante de todos os aprendizados, foi que os alunos, puderam ver a importância de se ter respeito pela diversidade e trabalhar o aspecto social, pois eles começaram a aprender a importância de ajudar o próximo.
Percebendo os valiosos benefícios adquiridos com essa experiência, estou sugerindo o tema “Respeito ao meio ambiente”, para que possa ser transformado em livros e assim serem distribuídos para outras escolas. A escolha deste tema se deu pelo fato dos alunos da Rede Municipal de Ensino das cidades da região, já trabalharem muito sobre o meio ambiente.

Nenhum comentário: