sexta-feira, 29 de outubro de 2010

QUESTÕES: “GESTÃO ESCOLAR NO PARANÁ: O PROCESSO DE FORMAÇÃO E SELEÇÃO NA ÓTICA DE DIRETORES DA ESCOLA PÚBLICA”

A) Como a formação e a percepção dos gestores escolares influenciam na gestão de uma escola?
A formação e a percepção dos gestores escolares influenciam na gestão de uma escola, pois uma gestão eficiente procurará dar significado ao planejamento, pelo que pude perceber muitos gestores aproveitam a medida imposta pelo sistema educacional paranaense utilizando-a para seu auto desenvolvimento e para melhoria da qualidade do trabalho realizado no interior da unidade escolar. Mas vale lembrar que para que isto seja possível é necessário que haja uma percepção por parte dos gestores da necessidade de mudança, sendo que é necessário a valorização coletiva, a participação, o diálogo e a formação da consciência crítica para resgatar o lugar do planejamento na prática educacional. O gestor torna-se assim, muito importante para o bom funcionamento da escola, portanto deve haver um processo de seleção muito eficiente na escolha dos gestores.

B) Qual a importância dos processos de gestão de pessoas (Planejamento, recrutamento, seleção, treinamentos e desenvolvimento e avaliação do desempenho) na escolha do gestor escolar?
O processo de gestão de pessoas na escolha do gestor escolar é de extrema importância, pois é a melhor maneira de encontrar profissionais competentes que tenham capacidade para coordenar esforços coletivos. Trazendo as escolas um gestor que queira democratizar a gestão da escola pública e avançar na melhoria da qualidade do ensino e, conseqüentemente, na qualidade de vida dos educandos, tornando a sociedade mais humana e justa.
Pois com experiências e treinamentos, poderão estabelecer objetivos para o ensino, definindo as linhas de atuação de acordo com os objetivos e o perfil da comunidade e dos alunos, propondo metas a serem atingidas e elaborando os conteúdos curriculares. Sendo que, acompanhando e avaliando o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo. Dessa maneira, estará colocando em ação os elementos do processo organizacional (planejamento, organização, avaliação) de forma integrada e articulada.

DISSERTAÇÃO: “RELAÇÃO ENTRE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO: UMA CONCEPÇÃO INTEGRADA E INTERATIVA”

As aplicações dos objetivos educacionais giraram em torno de um consenso para a eficácia e eficiência do processo administrativo escolar, mostrando uma forma de atuação centralizadora, autoritária e de relações do poder a quem detém o cargo, sendo suas principais características de administração no âmbito da escola.
Segundo Lück, nas mudanças de paradigma de administração para gestão:
Na administração a realidade é considerada previsível, pois é regular, estável e permanente, sendo que nesse contexto as mudanças ocorrem mediante processo de inovação, caracterizadas pela importação de idéias, processos e estratégias impostas de fora para dentro e de cima para baixo. Os bons resultados são alcançados mediante a objetividade e a capacidade de manter um olhar objetivo sobre a realidade não influenciado por aspectos particulares. Ao administrador compete manter-se objetivo, imparcial e distanciado dos processos de produção, como condição para poder exercer controle e garantir seus bons resultados, sendo que sua autoridade é centrada e apoiada em seu cargo, mas o importante é fazer mais, em caráter cumulativo.
Ao contrario da Gestão que é considerada imprevisível, pois é dinâmica e em movimento. Sendo que nesse contexto as mudanças ocorrem mediante processo de transformação caracterizada pela produção de idéias, processos e estratégias promovidos pela mobilização do talento e energias internos, e acordos consensuais. Os bons resultados são alcançados mediante a sinergia coletiva e a inter subjetividade. Ao gestor compete envolver-se nos processos sob sua orientação, interagindo subjetivamente com os demais participantes, como condição para coordenar e orientar seus processos e alcançar melhores resultados, sendo que sua autoridade é centrada e apoiada em sua competência e capacidade de liderança, mas o importante é fazer melhor em caráter transformador.
Portanto, para quebrar esse paradigma de administração, criou-se a possibilidade de transformação da ação administrativa, considerando o administrador como um educador que se preocupa com a organização escolar que exige o respaldo da ação participativa de todos envolvidos no processo educacional.
Dessa forma, surgiu um novo olhar no conceito de gestão e o reconhecimento das diversas tarefas que são atribuídas à função do gestor nas tomadas de decisões no modo de pensar e agir sobre a realidade que se apresenta no âmbito educacional, ou seja, um novo modo de gerir a dinâmica das ações de sistema de ensino e de escolas, voltado para o esforço competente de promoção da melhoria do ensino brasileiro e sua evolução histórica, como assim conceitua gestão educacional, o que resulta numa mudança da visão de administração, para a de gestão comprometida com o exercício da democracia, da qualidade do ensino e aprendizagem significativa para a formação do aluno.
Mas vale ressaltar que, a concepção de gestão supera a concepção de administração, mas nunca irá substituí-la, pois os aspectos administrativos se unem com a gestão democrática que corresponde apenas uma mudança de paradigma.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ser professor é ...

O conhecimento é o bem mais valioso que podemos ter, é algo que não nos fará falta porque por mais que passamos a alguém, não se acabará jamais. E a maior virtude da vida é poder ensinar aquilo que se sabe a alguém, é ser professor.

Ser professor é ser artista, é como subir em um picadeiro e arriscar-se, para satisfazer seus expectadores.
Ser professor é ser mestre, é ser família, é ser doador.
Ser professor é viajar junto com seus alunos em um simples contar de histórias, é amar a vida, é amar o segmento da vida.

Por mais que os anos se passem, ser professor sempre será a profissão mais gratificante, pois na realidade estamos sempre em constante aprendizado, portanto todos somos aprendizes e professores ao mesmo tempo.

Não há nada na vida, que não se possa aprender e ensinar, portanto desperte o professor que há dentro de você, pois ele ajudará a construir o mundo de amanhã.

Feliz Dia dos Professores!!!