sexta-feira, 29 de outubro de 2010

QUESTÕES: “GESTÃO ESCOLAR NO PARANÁ: O PROCESSO DE FORMAÇÃO E SELEÇÃO NA ÓTICA DE DIRETORES DA ESCOLA PÚBLICA”

A) Como a formação e a percepção dos gestores escolares influenciam na gestão de uma escola?
A formação e a percepção dos gestores escolares influenciam na gestão de uma escola, pois uma gestão eficiente procurará dar significado ao planejamento, pelo que pude perceber muitos gestores aproveitam a medida imposta pelo sistema educacional paranaense utilizando-a para seu auto desenvolvimento e para melhoria da qualidade do trabalho realizado no interior da unidade escolar. Mas vale lembrar que para que isto seja possível é necessário que haja uma percepção por parte dos gestores da necessidade de mudança, sendo que é necessário a valorização coletiva, a participação, o diálogo e a formação da consciência crítica para resgatar o lugar do planejamento na prática educacional. O gestor torna-se assim, muito importante para o bom funcionamento da escola, portanto deve haver um processo de seleção muito eficiente na escolha dos gestores.

B) Qual a importância dos processos de gestão de pessoas (Planejamento, recrutamento, seleção, treinamentos e desenvolvimento e avaliação do desempenho) na escolha do gestor escolar?
O processo de gestão de pessoas na escolha do gestor escolar é de extrema importância, pois é a melhor maneira de encontrar profissionais competentes que tenham capacidade para coordenar esforços coletivos. Trazendo as escolas um gestor que queira democratizar a gestão da escola pública e avançar na melhoria da qualidade do ensino e, conseqüentemente, na qualidade de vida dos educandos, tornando a sociedade mais humana e justa.
Pois com experiências e treinamentos, poderão estabelecer objetivos para o ensino, definindo as linhas de atuação de acordo com os objetivos e o perfil da comunidade e dos alunos, propondo metas a serem atingidas e elaborando os conteúdos curriculares. Sendo que, acompanhando e avaliando o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo. Dessa maneira, estará colocando em ação os elementos do processo organizacional (planejamento, organização, avaliação) de forma integrada e articulada.

Nenhum comentário: