sexta-feira, 27 de agosto de 2010

QUESTÕES: RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE

1. Que relações podemos estabelecer entre ciência e arte?
Artistas e cientistas percebem o mundo da mesma forma, apenas representam com linguagens diferentes. A Arte é uma área indispensável no desenvolvimento da expressão pessoal social e cultural do ser humano; define todas as manifestações de natureza estética que são produzidas por artistas, ou seja, são os trabalhadores da emoção, das ideias, são os que conseguem exportá-las de si para o receptor, no espectador, no apreciador. A ciência surge-nos como um conceito estreitamente relacionado com investigação, conquista do conhecimento e o domínio da razão sobre a emoção. Por esse motivo está sempre ligada ao nosso dia a dia, mas nem sempre nos damos conta da sua importância na interação entre as outras áreas do cotidiano.
A junção da Arte com a Ciência contribui para o desenvolvimento da imaginação, emoção e razão, os quais fazem parte do nosso dia-a-dia proporcionando novas perspectivas sobre a forma e densidade do ambiente e a sociedade em vivemos. Influenciando o modo como se aprende, se desenvolve e interpretam os significados do cotidiano, desta forma, a arte e a ciência fazem evoluir a nossa sociedade.

2. Dê exemplo de uma atividade pode ser desenvolvida com os alunos do ensino fundamental tendo como objetivo explicitar a relação existente entre ciência e arte.
Uma atividade muito interessante que explicita a relação entre ciência e arte é a confecção de Papel reciclado, que além fazermos arte é uma forma simples de ajudar o meio ambiente.


RECEITA DE PAPEL RECICLADO:

Ingredientes:
• Papel;
• Água;
• Moldura com tela fina;
• Panos;
• Colher;
• Bacias;

Modo de fazer:
1. Deixe os papéis de molho durante 1 dia em uma bacia, tomando o cuidado para que todos os papeis fiquem cobertos de água;
2. Depois disso, despeje a "polpa" que você obteve em um liquidificador, bata com cuidado;
3. Despeje a mistura em uma bacia, grande o suficiente para que a tela caiba dentro da mesma;
4. Mergulhe a tela na bacia até que a mesma fique coberta pela mistura.
5. Retire com cuidado da bacia e alise o resultado com a colher;
6. Vire a folha em um pano, tomando muito cuidado para que a mesma não se desfaça.
7. Repita o procedimento quantas vezes desejar e deixe as folhas obtidas secar na sombra;

Nenhum comentário: