domingo, 11 de abril de 2010

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (Observação)


Na escola o qual trabalho, há um laboratório de informática disponibilizado para uso dos alunos e professores. Além dos computadores, há vídeos cassetes, tocas DVD, filmadoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, projetores, microfones e televisores.
A maioria dos professores envolve-se em atividades e/ou projetos educacionais que utilizam as tecnologias disponíveis na escola, ou fora dela.
Observei a atividade dos alunos da 4ª série, onde pude notar que o professor, junto com os alunos, planejou um telejornal, com entrevistas e reportagens sobre a escola.
O professor utilizou diversas tecnologias, entre elas: filmadora e microfones para reportagens e entrevistas; câmera fotográfica para registro de imagens; computador para edição, efeitos e gravação em mídias digitais (cd e DVD); aparelho de som, projetores e aparelho de DVD, para exibição da atividade para todos os alunos, professores e funcionários da escola.


Com relação aos aspectos relacionados ao conteúdo curricular, notei que esta atividade gerou maior interesse dos alunos, estimulando a participação, criatividade, comunicação audiovisual e a interação com outros colegas, pois as matérias presentes na aula se tornaram mais atraentes.
Alem de planejarem a atividade, os alunos realmente se envolveram, pois era algo diferente do que geralmente fazem dentro da sala de aula, porem é algo que eles vêem a todo o momento pela televisão, em telejornais, por isso os deixaram bastantes curiosos para saber como era os bastidores; e também os envolveram, pois estavam ansiosos para ver o telejornal finalizado.
Ao final da atividade, pude notar que houve resultados relevantes ao aprendizado dos alunos, pois alem do aprendizado sobre o assunto, eles estavam mais motivados e interessados por novos assuntos, facilitando assim o trabalho de pesquisa, o qual é fundamental para qualquer tipo de conhecimento.
Como parte de finalização da atividade, houve compartilhamento dos resultados com a escola, através da exibição do telejornal para todos os alunos, professores e funcionários da escola.
Vale ressaltar que os alunos têm aulas semanais de informática e os professores dentro da sala de aula, utilizam de outros tipos de tecnologia.
A respeito do comportamento dos alunos no desenvolvimento desta atividade, notei que com o uso das tecnologias, eles estavam ainda mais estimulados, houve muito interesse em participar, pois é algo que sai da rotina de sala de aula, como apenas lousa, livros e cadernos.


Sobre o perfil da maioria dos professores frente à utilização das tecnologias, acredito que a maioria tem uma boa aceitação quanto às tecnologias no ensino, porem tenha notado que alguns não sabem a maneira correta de manusear estes meios de aprendizagem, e onde encontrar mídias especificas, porem haja grandes interesses em aprender a utilizar.
Alguns aspectos relevantes que observei no processo de ensino-aprendizagem na atividade realizada, foi que as crianças adoraram fazer o telejornal, pois lhe permitiram brincar com a realidade, levando-as para dentro da televisão, uma realidade que elas ainda não conheciam. Foi muito importante, pois se tornou um registro de sua aula e de experiências. Importante também para o professor, que pôde agir com questionamentos, elaborando sínteses, problematização e discussão.
Para uma crescente melhoria no desenvolvimento de atividades com as tecnologias, acrescentaria critérios os quais acredito ser muito importantes para a constante aprendizagem em que vivemos. Para o professor é importante que procure aprender com os alunos, pois eles estão a todo tempo em contato com tecnologias. Ao mesmo tempo, fazer cursos que incluam aspectos técnicos e pedagógicos, que os incentive a uma cultura constante de busca, pesquisa e leituras; confrontando-os com experiências que os permita refletir sobre soluções para os problemas que surgem em sala de aula, discutindo a questão das identidades do professor no uso das tecnologias, apontando caminhos na sua formação. Estando mais disposto e interessado a levar as tecnologias para dentro da sala de aula. Fazendo assim com que o professor e os alunos, juntos, estejam em constante aprendizagem.

Nenhum comentário: